SP ganha cartazes em favor de parque

As ruas Augusta e Consolação, na capital de São Paulo, ganharão “roupa nova” neste domingo (24). As quadras serão decoradas com cartazes que tratam da criação de um parque na região, feitas para o Manifesto em Cartaz Parque Augusta.

Os cartazes já haviam sido destaque na região durante a Copa do Mundo. Agora, serão colados em uma ação paralela ao 1º Fórum Parque Augusta, que apresentará o panorama da criação do parque desde 23 de dezembro de 2013, quando uma lei foi sancionada pelo prefeito Fernando Haddad. Seis dias depois, o local foi trancado por empresas, impedindo o acesso da população.

Zeca Bral, idealizador do Manifesto em Cartaz Parque Augusta e designer na FIB (Fábrica de Ideias Brasileiras), diz que será realizado um mutirão para colar as ilustrações.

“A rua Augusta já é repleta de ‘street art’, o que fizemos foi nos apropriarmos desta linguagem estetizando um discurso único em torno da necessidade de preservar a mata Atlântica presente no terreno do parque e exigindo que ele seja totalmente público”, destaca o artista.

Segundo ele, é importante manter o engajamento e a mobilização. “Na prática, a população está compreendendo que democracia exige participação popular e que cada um tem sua responsabilidade na gestão dos problemas da cidade.”

De um modo geral, as lutas populares que se intensificaram desde junho de 2013 são a semente para a mudança radical que precisamos para viver com mais harmonia. As conquistas, no entanto, surgem a longo prazo e acabam desmotivando os cidadãos ávidos por resultados imediatos. O urbanista e arquiteto Augusto Aneas, um dos realizadores do fórum, explica que a união do movimento em prol do parque com os cartazes se justifica: “Tem muita gente de artes na região; [o Parque Augusta] é um espaço que potencializa a cultura”.

Veja a programação do fórum no Catraca Livre e no Facebook.

Por QSocial