Startup ajuda a evitar ‘pepinos’ durante a reforma da casa

16/01/2015 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 18:24

Ao menos que você tenha escolhido fazer carreira na arquitetura, engenharia civil ou carpintaria pode se sentir um pouco perdido na hora de fazer reformas simples em casa. Geralmente pintar paredes ou colocar piso não são temas comumente abordados nas atividades extras no colégio, mas nesses assuntos cada informação conta muito.

“Das 16 milhões de reformas de casa feitas em 2013, 13 milhões foram executadas sem orientação técnica. Desde pinturas na sala, até a ampliação de cômodos sobre a laje, quebras de parede, reformas elétricas”, conta a comunicadora Fabiana Dias.

“Essas famílias gastam em média R$ 4,5mil por reforma. É um orçamento apertado, parcelado ou só executado depois que a pessoa juntou dinheiro por vários meses. Não dá pra errar. Isso sem contar o sonho, que muitas vezes vai por água abaixo.”

Juntamente com a arquiteta Kátia Sartorolli e mais dois amigos da área de inovação e mídias sociais, Dias criou a 100pepinos, uma startup que tem o propósito de aumentar a qualidade das habitações e dos processos de reforma caseiras.

O objetivo é dar referência de qualidade e informação técnica descomplicada e bem humorada para as pessoas que cuidam sozinhas de suas próprias obras, o no mercado habitacional que costuma ser chamado de autogestão.

 
 

O site ajuda a pessoa que vai reformar a identificar as obras que precisa fazer. Para isso, criamos guias anti-pepino, que estão organizados por tipo de obra (pintura, pisos, elétrica, água fria, entre outros) que além de dar uma visão geral do que acontece em cada situação, indica os materiais mais adequados, dá as referências para contratar a mão de obra e avisa quais os momentos em que deve acompanhar o trabalho de perto.

“Criamos uma coleção de pepinos que falam sobre os problemas mais recorrentes classificados por frequência e gravidade.  Para cada tipo de problema, contamos as causas mais comuns, como se pode evitar e damos dicas para resolvê-los.”

Em 2015, irão lançar mais serviços focados em educação do consumidor e também workshops.

“Nós nos dedicamos a conhecer em profundidade as pessoas que, como você e nós, fazem sozinhas a gestão de suas próprias obras e também nos dedicamos a compreender melhor o mundo da ‘habitação’ e dos sonhos da pessoas. Por isso acreditamos que esse é só o começo.”