Startup brasileira cria produtos com materiais que seriam descartados

Você viu aqui no Quem Inova que está rolando o concurso Sustainable Brands Innovation Open 2016 (SBIO), que vai premiar startups que apresentem soluções inovadoras para os desafios ambientais, sociais e econômicos de hoje alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, que estabeleceu 17 metas globais para o desenvolvimento sustentável.

Promovido pela Report Sustentabilidade e pela ProjectHub, o concurso faz parte da programação da Sustainable Brands Rio 2016, evento que acontece neste mês no Rio de Janeiro e reúne empresas e líderes interessados em transformar os negócios utilizando a sustentabilidade.

Na edição de 2014, uma das finalistas do prêmio foi a startup brasileira WiseWaste, que desenvolve produtos utilizando materiais poucos populares que certamente seriam descartados.

Guilherme Brammer, fundador da WiseWaste

Além da reciclagem, a empresa realiza pesquisas para a criação de novos métodos de reaproveitamento destes materiais, num trabalho que envolve tecnologia, cooperativas e uma variada rede de profissionais.

Desde seu nascimento, em 2012, a WiseWaste já desenvolveu dezenas de milhares de produtos com as resinas recicladas, como por exemplo, 15 mil instrumentos musicais feitos a partir de saquinhos de suco em pó, entre flautas, tamborins e tambores, que foram doados a 100 escolas públicas.

Segundo o engenheiro Guilherme Brammer, fundador da startup, ter participado do Innovation Open abriu novos caminhos para a empresa. ”Conseguimos implementar as melhorias propostas, ganhamos clientes e fomos palestrantes da plenária principal do Sustainable Brands em 2015”, diz.

Este ano, Guilherme também participa do evento, mas como curador, ajudando a selecionar os melhores projetos. “É uma uma ótima oportunidade colocar a empresa na vista de grandes conhecedores da área e poder trocar ideias com mentores”, diz. ”Novas empresas precisam de todo apoio possível no início”.

Sobre a ProjectHub

A ProjectHub é uma rede global formada por Empreendedores Criativos e Investidores de Impacto para fomentar o ecossistema da Economia Criativa e garantir as melhores oportunidades para empreendedores, gerar valor para investidores e impactar positivamente a vida das pessoas, colaborando para a construção de uma sociedade mais inovadora, humana e sustentável. Atualmente possui quase 4.000 empreendedores cadastrados e 1.700 projetos criativos inscritos.