Startup reutiliza casca de frutas e sementes para fazer cupcakes
Casca de frutas e sementes geralmente acabam no lixo. Sobre esta condição, a startup Eat Limmo criou uma enorme fonte de renda. O pequeno negócio mexicano transforma o exacerbado desperdício de alimentos em ingredientes de um doce, como por exemplo. De acordo com os fundadores, as cascas de frutas podem substituir cerca de 40% dos ovos e óleos usados para cozinhar um cupcake.
Em vez de lutar para mudarem os hábitos alimentares dos consumidores, a ideia da startup é mudar o conteúdo nutricional dos alimentos processados. A fibra dos novos ingredientes também faz a comida durar mais tempo na prateleira, de acordo a empresa.
- Saiba quais são os riscos da gordura no fígado e o que fazer para evitá-la
- USP oferecerá 83 cursos online gratuitos na área de humanidades; saiba como se inscrever
- Confira os shows nos Sesc’s do ABC Paulista em Janeiro
- Ansiedade social: os sinais que podem estar mais próximos do que você imagina
Os benefícios nutricionais dos novos ingredientes apenas foram testados internamente, mas estudos acadêmicos comprovam que as cascas de frutos e sementes podem ter substituições valiosas em alimentos processados. Os fundadores afirmaram que também estão trabalhando em substitutos para o açúcar.
Ao longo do último ano, a startup construiu uma piloto na cidade de Monterrey, no México, e agora vende cupcackes feitos com o desperdício de alimento para padarias. Eles esperam, eventualmente, trabalhar com grandes fabricantes.
No México, onde 40 milhões de toneladas de cascas de frutas e sementes são jogadas no lixo por ano, é uma bela forma para começar a lidar com o problema do desperdício de alimentos.