Startup transforma borra de café em biocombustível
Cada vez mais, cientistas e engenheiros buscam combustíveis alternativos que possam unir eficiência e baixo custo. Com isso, um em especial vem se destacando frente às pesquisas –e você certamente o tem em sua casa. Pode parecer estranho, mas o café é um grande promissor na área dos biocombustíveis, de acordo com pesquisas de renomadas instituições do Brasil, Reino Unido e dos Estados Unidos.
Os cientistas descobriram que as sobras (popularmente conhecida como borra) produzidos pelo café, possibilitam a extração de um óleo que, quando transformado por um processo químico chamado de transesterificação, permite a conversão em biodiesel
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
- O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator
- Como diminuir o estresse com 5 simples hábitos pela manhã
Uma startup britânica, a Bio-Bean, resolveu sair da teoria é já está transformando a borra do café em combustível para carros e energia para aquecedores.
A ideia para reaproveitar o material é bem simples. Os resíduos recolhidos pela empresa são transportados para uma fábrica de processamento. Lá, máquinas tecnológicas secam a borra e extraem o óleo. O material sólido é utilizado como biomassa em aquecedores de energia e o óleo como biocombustível de carbono neutro para carros e caminhões.
De acordo com a empresa, a solução é mais barata do que outras alternativas devido ao fato de que se está reutilizando um material que seria descartado no lixo.
Após implantar o sistema em Londres, onde a Bio-Bean está operando em pequena escala, a startup espera expandir para outros países.
De acordo com o departamento de agricultura dos Estados Unidos, mais de 7,2 bilhões de toneladas de café são produzidas em todo o mundo todos os anos.