Startup transforma semente amazônica em ‘iPod’ estilizado

A empresa britânica Cybotanics, que significa literalmente cyborg e botânica, utiliza materiais inusitados para criar produtos de tecnologia, como versões artesanais de iPods. O desafio da empresa é se beneficiar de fontes inesgotáveis de matérias primas, cultivadas naturalmente na região amazônica da Colômbia, sem agredir o meio ambiente.

“O mundo natural está cheio de materiais que foram originalmente usados ​​por seres humanos para fazer objetos do cotidiano”. Afirma o presidente da empresa, o britânico Jim Campbell, criador e desenvolvedor da ideia. “Desde então, temos encontrado alternativas de materiais sintéticos para substituir substâncias polímeros naturais como a guta-percha, borracha natural e tagua (ou marfim vegetal), usadas abundantemente antes da revolução industrial”, completa.

A Cybotanics quer reintroduzir esses materiais de volta ao mercado e oferecer uma alternativa sustentável para plásticos e polímeros à base de óleo, criando uma série de novos produtos de consumo eletrônicos emocionantes. “Ao usar esses produtos, você está ajudando a fornecer uma nova e alternativa fonte de renda para muitas populações rurais indígenas que lutam nos países em desenvolvimento, auxiliando arranjos do tipo cooperativo”, defende Campbell.

A empresa lançou duas linhas de produtos com design diferentes, ambos feitos a partir da semente de duas frutas amazônicas. São eles, o iBean e o iTagua. Os nomes das frutas intitulam também os produtos. Cada um custa £ 40 (cerca de R$ 160).

Via Portal Nortista