Sul-coreanos recarregam celular com energia de rio despoluído

Uma iniciativa inovadora em Seul, na Coreia do Sul, possibilitou que os moradores recarreguem a bateria de seus celulares com a energia limpa vinda do rio Cheongyyecheon, que atravessa toda a cidade.

O projeto, disponibilizado gratuitamente, se tornou realidade após a instalação de pequenas estações hidrelétricas na região. O sistema foi inaugurado no fim do mês passado em um pequeno trecho do rio, aproveitando sua corrente natural para gerar energia, mas sem prejudicá-lo.

Essa inovação faz parte de um projeto municipal que incentiva o uso de energia alternativa. Além desses locais, a capital sul-coreana quer instalar cabines equipadas com placas fotovoltaicas na cidade.

A tecnologia recebeu doações através de sites de financiamento coletivo e passará por testes durante três semanas. Se a aceitação dos usuários for positiva, o sistema pode se estender para outros pontos ao longo dos 5,8 quilômetros de extensão do rio.

O rio Cheongyyecheon  foi despoluído no começo da década passada. Seu entorno passou por uma grande revitalização e ganhou parques lineares.

Via CicloVivo