Supermercado recebe itens recicláveis como pagamento
Estudando a realidade de Marechal Thaumaturgo, cidade no extremo leste do Acre, o brasileiro naturalizado belga Marcelo Valadão criou o Troc Troc: um supermercado sustentável.
O local tem cerca de 15 mil habitantes. Lá, Valadão percebeu um problema relacionado à poluição e à falta de cultura de reciclagem.
Ele também notou que havia mais produção de alimentos do que demanda na tribo indígena Ashanika, a duas horas de barco. Assim, ele reuniu as duas ideias para inventar o sistema.
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
Localizado na própria cidade, o estabelecimento recebe itens recicláveis, como latas de alumínio e garrafas PET, como forma de pagamento pelos produtos.
Todos os alimentos vendidos no Troc Troc são produzidos por moradores da tribo –ou seja, eles se tornaram microprodutores.
“Utilizando a criatividade, eu idealizei um supermercado”, conta Valadão. Ele criou em 2012, na Europa, a House of Indians, entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é proteger os povos que vivem na Amazônia.
Foi com o apoio da instituição que ele conseguiu verba para construir o supermercado. Todo o projeto foi concebido com dinheiro da iniciativa privada.
Leia a reportagem completa no Estadão