Tailandesa de 91 anos se forma na universidade: ‘Nunca é tarde’
Uma tailandesa de 91 anos que diz que “nunca é muito tarde para estudar” se formou na universidade após mais de dez anos de dedicação.
Kimlan Jinakul sempre quis ir para a universidade, mas nunca teve a oportunidade quando era jovem.
Mas quase uma vida inteira depois, e depois de ver a maioria de seus filhos passar pela universidade, ela decidiu se inscrever e, nesta quarta-feira (9), ela finalmente conquistou seu diploma.
Jinakul é da província de Lampang, ao norte da Tailândia. Ela era uma aluna inteligente e foi a uma das melhores escolas de sua província.
Mas ir para a universidade não foi uma opção na época e, depois que sua família se mudou para Bancoc, ela se casou e teve de abandonar seu sonho de estudar.
“Eu sempre quis que meus filhos pudessem estudar. Então eu os encorajei e os apoiei quando eles quiseram ir para a universidade.”
Quatro de seus cinco filhos concluíram o mestrado e um foi contemplado com um doutorado nos Estados Unidos. E foi a experiência acadêmica deles que a levou a se inscrever.
Uma vida boa e feliz
Quando uma de suas filhas –que trabalhava em um hospital–iniciou um curso em uma universidade local, ela decidiu tentar também.
Ela tinha 72 quando se inscreveu pela primeira vez, mas, tragicamente, a filha que estava estudando morreu. Jinakul deixou o curso por alguns anos.
Quando ela tinha 85, voltou para uma segunda tentativa e se inscreveu para a graduação em ecologia humana –um programa que ela disse que iria ensiná-la a viver uma vida boa e feliz.
“Após me recuperar da perda e da tristeza, eu me esforcei para terminar este programa. Espero que a alma da minha filha fique encantada de ver isso”, disse à BBC.
Durante seus anos de estudo, sua rotina diária era acordar cedo, dedicar-se ao budismo, inclusive visitando um templo na vizinhança, sentar e estudar. “Nunca é tarde demais. Minha mente está sempre acordada e afiada para aprender.”
“Este mundo nunca para. Sempre há novos problemas para resolvermos. Se não houvesse novas ciências, o mundo deixaria de prosperar”, acredita a avó.
Fórmula para o sucesso
Perguntada sobre o segredo de seu sucesso, ela cita que sua determinação e sua ambição a levaram tão longe.
“Quando eu dizia a mim mesma para terminar um capítulo, eu dava o meu melhor para fazê-lo. Sublinhava todos os pontos principais que precisava memorizar. E isso foi o que me ajudou durante as revisões”, ela conta.
“Fiquei contente quando passei e triste quando falhei. Então fiz o exame até passar”, ela riu. Então, qual é o plano agora que conquistou o diploma? “Eu não acho que alguém me empregaria se eu fosse procurar emprego”, brinca a avó. “Vou continuar a cuidar dos meus netos.”
Com informações da “BBC“