Técnica 3D pode ajudar na recuperação de nervos danificados

Com o uso de técnicas de impressão 3D, pesquisadores norte-americanos criaram uma técnica que pode ajudar a recuperação sensora e motora de pacientes com danos em nervos. Consiste em um guia de silicone implantado com sinais bioquímicos que auxilia na regeneração das estruturas danificadas.

O estudo feito por pesquisadores das universidades de Minessota, Virginia Tech, Maryland, Princeton e Johns Hopkins e foi publicado na revista científica ‘Advanced Functional Materials’.

Para concluir a pesquisa, os cientistas usaram um scanner tradicional tridimensional para fazer a engenharia reversa da estrutura do nervo ciático de um rato

Para concluir a pesquisa, os cientistas usaram um scanner tradicional tridimensional para fazer a engenharia reversa da estrutura do nervo ciático de um rato. Depois foi utilizada a impressora 3D para imprimir um guia específico para esta estrutura, com sinais químicos incorporados para promover a regeneração sensora e motora do nervo em questão.

O processo de escaneamento e a impressão leva cerca de uma hora, mas o corpo precisa de muitas semanas para reconstruir os nervos. Na cobaia, o guia impresso em 3D ajudou na melhoria do andar do rato entre dez e 12 semanas após o implante.

O próximo passo será implantar o guia em humanos.