Tecnologia permite que roupas sejam lavadas sem água e sabão

28/08/2014 00:00 / Atualizado em 04/05/2020 14:50

Ao pensar em uma roupa ‘verde’, provavelmente, a primeira imagem que vem à cabeça, é utilização de algodão orgânico na composição do material. Mas se você quiser combater diretamente a mudança climática, experimente uma peça que faz autolimpeza utilizando nada além de luz.

Para grande parte das lojas de roupa, não importa como ela foi feita ou quanto milhares de quilômetros elas tenham viajado ao redor do mundo para serem vendidas. A maior preocupação é quanto de carbono é gasto para lavá-las.

Dr. Walid Daoud, professor-assistente da Escola de Energia e Meio Ambiente da Universidade de Hong Kong e o principal pesquisador do projeto
Dr. Walid Daoud, professor-assistente da Escola de Energia e Meio Ambiente da Universidade de Hong Kong e o principal pesquisador do projeto

Pesquisadores da Universidade de Hong Kong desenvolveram um tecido especial composto por um material delicado que, ao ficar 24h em contato com algum tipo de iluminação, automaticamente elimina qualquer sujeira, bactérias ou machas.

O tecido chamado Cashmere é feito de uma proteína sensível e pode ser facilmente danificada e, por enquanto, é notoriamente cara de fabricá-la em escala industrial. No entanto, os pesquisadores afirmam que a tecnologia está pronta para ser testada em roupas reais.

Até agora, os ensaios preliminares mostraram que o material é seguro. Os testes também trevelaram que o revestimento é durável.