Tempo em frente a TV e computadores enfraquece ossos

Um estudo publicado na revista ‘British Medical Journal Open’ comprovou que o tempo gasto assistindo TV, DVD ou em computadores nos fins de semana está relacionado ao enfraquecimento dos ossos em meninos adolescentes.

O estudo foi concluído a partir da observação de 961 estudantes com idades entre 15 a 17 anos, entre 2010 e 2011, e 688 jovens, 66% do grupo original, entre 2012 e 2013.

Foto: Divulgação

Nos dois períodos estudados, os adolescentes tiveram que responder em detalhes a perguntas sobre o seu estilo de vida; o tempo que passavam no computador ou assistindo a TV/DVD nos fins de semana ou durante a semana quando estavam fora da escola; o quanto fumavam ou bebiam; e o que comiam, para saber a quantidade de cálcio e o consumo de refrigerantes, hábitos que afetam a densidade dos ossos. Também foram observadas questões como a prática de exercício físico semanal no ano anterior.

A análise mostrou que os meninos que passam mais horas na frente de aparelho, em médica cinco horas por dia nos fins de semana e menos de quatro horas durante a semana, têm uma redução de densidade mineral óssea significativa estatisticamente na cabeça do fêmur na comparação com meninos que ficam menos de duas horas em frente à TV ou ao computador.