Teste identifica crianças com dificuldades de alfabetização

Um estudo da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, concluiu que crianças pré-letradas, cujos cérebros processam discurso de forma ineficiente em ambientes barulhentos e caóticos, são mais propensas a ter problemas com a leitura e desenvolvimento da linguagem na idade escolar.

A descoberta fornece um espelho biológico da futura alfabetização de uma criança. A pesquisa sugere que ambientes ruidosos, como casas com televisores ligados em alto volume e crianças gritando ou salas de aula barulhentas podem perturbar mecanismos cerebrais associados ao desenvolvimento da alfabetização em crianças em idade escolar. O ruído afeta particularmente a capacidade do cérebro para ouvir consoantes.

Descoberta fornece um espelho biológico da futura alfabetização de uma criança (Foto: Divulgação/Universidade Northwestern)

Para concluir o estudo, os pesquisadores mediram diretamente a resposta do cérebro ao som. Em uma série de experimentos com 112 crianças com idades entre 3 e 14 anos, a equipe concluiu que sua avaliação neurofisiológica de 30 minutos prevê com precisão muito elevada o desempenho de uma criança de três anos de idade em vários testes de pré-leitura e como, um ano depois, com quatro anos, essa criança realizaria múltiplas competências linguísticas importantes para a leitura.