Toda em madeira, casa recebe hóspedes no Japão rural
Agora disponível para reservas, a Yoshino Cedar House serve como um espaço compartilhado feito em madeira para a comunidade rural de Yoshino, no Japão, e seus visitantes. A casa chama a atenção por ser feita em madeira do chão ao teto, passando pelos móveis.
O projeto foi iniciado em 2016 pelo arquiteto de Tóquio Go Hasegawa e o estúdio Samara, do Airbnb, que explora novas maneiras de promover a partilha e a confiança entre comunidades.
“Cada detalhe da estrutura inspira conexão com as pessoas de Yoshino e suas tradições subjacentes”, diz o site do projeto.
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
Projeto com e para a comunidade
A cidade rural de Yoshino encara a urbanização em face a uma população em envelhecimento –o que diminuiu sua viabilidade. Com a urbanização, as tradições ancestrais foram se perdendo. Há apenas algumas décadas, a população era o dobro do que é hoje.
A maioria dos cidadãos começou a trabalhar na silvicultura sustentável. Hoje, a cidade é apoiada por turistas que a visitam para ver o espetáculo das flores de cerejeira.
O projeto da casa visa a preservar as tradições culturais de Yoshino, reanimar sua economia e conectar a comunidade aos seus visitantes, propondo a reflexão sobre a singularidade desta pequena vila.
A impressão do DNA de Yoshino se estende aos materiais de construção utilizados no projeto. A madeira de cedro usada é toda originada e moída localmente –uma solução sustentável e única.
O efeito cria nuances em camadas, pois ângulos e luz interagem e criam padrões intrincados. O padrão de madeira em camadas continua dentro da estrutura e promove um senso de unidade e paz.
A casa pode ser alugada por meio do Airbnb –a renda favorece diretamente a comunidade de Yoshino.
Com informações do “Dwell”