Torneiro mecânico passa no vestibular e emociona família
Em uma emocionada publicação na internet, a fisioterapeuta Francielle Silvano Cardozo relatou a conquista de seu pai, um torneiro mecânico aposentado que sempre sonhou em se livrar das mãos sujas de graxa e concluir o ensino médio. A família não esperava, porém, que não só ele realizaria seu desejo como iria além: ingressaria em um curso universitário.
“Há muitos anos atrás, numa janta, perguntei para o pai, a mãe e a Laine quais eram seus sonhos”, disse no texto a fisioterapeuta, de acordo com informações do site Hypeness. “A mãe tinha o primário na época, praticamente só sabia ler e escrever, ela disse que queria ser professora. O pai tinha até a quinta série, era torneiro mecânico, disse que sonhava em ter um emprego que fosse limpinho, sem graxa.”
A filha contou que, às voltas com obrigações e exigências da vida, o pai acabou preso ao trabalho e não conseguiu perseguir seus sonhos. Mas a mãe se formou em ciências biológicas, acumulou duas pós-graduações e viu uma das filhas seguir os mesmos passos. Elas estudaram juntas e, hoje, a mãe é professora já há 20 anos.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
“Minha irmã também se formou professora de biologia e é pós-graduada. Casou, tem um marido, um filho do coração, só falta o cachorro (apesar de que ela vive pegando os da rua e deixando na casa do pai, do sogro, hehe, anda com ração e água no carro alimentando os bichinhos)”, continuou a fisioterapeuta na publicação.
Já seu pai foi vendo a idade passar e teve um infarto. A partir do susto, porém, as coisas mudaram e os sonhos voltaram a se tornar possíveis. Em conversa com a filha, disse que estava tudo certo em sua vida, mas que ainda queria realizar a cirurgia da qual necessitava e fazer a prova de conclusão do ensino médio.
Ele se apegou aos estudos durante o período pós-operatório e, em apenas um dia, fez quatro provas e uma redação. O torneiro mecânico seguiu se dedicando, até que, no começo deste ano, a família recebeu uma grande notícia: Cardozo foi um dos 100 mil aprovados entre 500 mil inscritos no vestibular do curso de letras da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). E então, a felicidade desta família catarinense se completou.
Leia a reportagem completa no Hypeness