Triciclo ajuda crianças com deficiência participarem de corridas

21/09/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:25

Um grupo de alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de São Paulo desenvolveu um triciclo adaptado para que crianças com mobilidade reduzida participem de corridas de rua.

O triciclo está sendo utilizado por jovens do Projeto Heróis Sobre Rodas, que ajuda crianças que necessitam de auxílio especial a se locomoverem e a criarem uma nova dinâmica de interação com suas famílias e cuidadores.

Batizado de Apuma, que em tupi-guarani significa “veloz, velocidade e movimento”, o equipamento pesa cerca de 20 kg e tem capacidade para suportar crianças com até 1,60 m e 50 kg.

Equipamento possui um exclusivo eixo central dobrável e rodas removíveis
Equipamento possui um exclusivo eixo central dobrável e rodas removíveis

O triciclo possui um exclusivo eixo central dobrável e rodas removíveis, o que facilita sua desmontagem e transporte no porta-malas de automóveis.

O assento é de tecido impermeável, fixado na estrutura do triciclo, com acolchoamento removível, cinto de segurança de cinco pontos e plataforma para os pés com faixas adicionais de proteção. Além disso, possui bolsões para guardar pertences pessoais.

A roda dianteira pode permanecer na posição fixa, apropriada para corridas, ou ser utilizada na posição giratória, indicada para caminhadas.

A suspensão traseira, composta por mola aparente e pistão hidráulico, funciona de forma independente para cada eixo, sendo indicada para terrenos acidentados e também para melhorar a performance em curvas fechadas.

O projeto, em parceria com Dassault Systèmes –empresa de software de projetos 3D– foi desenvolvido pelos alunos Guilherme Castellini, Fernanda Moreira, Paulo Kazuo Inoue e Flávio Rodrimar Rodrigues, das unidades do Sesi de São Bernardo do Campo e de São Caetano do Sul, ambas na Grande SP.