Triciclo ajuda crianças com deficiência participarem de corridas
Um grupo de alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de São Paulo desenvolveu um triciclo adaptado para que crianças com mobilidade reduzida participem de corridas de rua.
O triciclo está sendo utilizado por jovens do Projeto Heróis Sobre Rodas, que ajuda crianças que necessitam de auxílio especial a se locomoverem e a criarem uma nova dinâmica de interação com suas famílias e cuidadores.
Batizado de Apuma, que em tupi-guarani significa “veloz, velocidade e movimento”, o equipamento pesa cerca de 20 kg e tem capacidade para suportar crianças com até 1,60 m e 50 kg.
- Governo antecipa Bolsa Família para alguns beneficiários; confira
- Desenrola MEI liberado pelo governo; entenda as regras para participar
- Desenrola para MEI está disponível; veja como participar
- Bus Noel realizará passeio de crianças com deficiência no Natal Solidário de Santo André
O triciclo possui um exclusivo eixo central dobrável e rodas removíveis, o que facilita sua desmontagem e transporte no porta-malas de automóveis.
O assento é de tecido impermeável, fixado na estrutura do triciclo, com acolchoamento removível, cinto de segurança de cinco pontos e plataforma para os pés com faixas adicionais de proteção. Além disso, possui bolsões para guardar pertences pessoais.
A roda dianteira pode permanecer na posição fixa, apropriada para corridas, ou ser utilizada na posição giratória, indicada para caminhadas.
A suspensão traseira, composta por mola aparente e pistão hidráulico, funciona de forma independente para cada eixo, sendo indicada para terrenos acidentados e também para melhorar a performance em curvas fechadas.
O projeto, em parceria com Dassault Systèmes –empresa de software de projetos 3D– foi desenvolvido pelos alunos Guilherme Castellini, Fernanda Moreira, Paulo Kazuo Inoue e Flávio Rodrimar Rodrigues, das unidades do Sesi de São Bernardo do Campo e de São Caetano do Sul, ambas na Grande SP.