Turma do Bem procura dentistas para resgatar sorrisos em 29 cidades
Com um problema sério de descalcificação, Fabiola Flores Luna, 17, mal comia devido a fortes dores de dente. Com eles pequenos e destroçados e sendo alvo de bullying na escola, ela implorou aos pais que a levassem a um dentista para arrancar todos e colocar uma dentadura. Foi quando, em uma megatriagem, conheceu a Turma do Bem. Foi selecionada para receber tratamento gratuito. “Hoje me sinto linda, quero voltar a estudar e trabalhar.”
Em busca de histórias como essa, a Turma do Bem inicia, no mês que vem, triagens para identificar, nos 14 países em que atua, crianças e jovens de até 17 anos de idade que são pobres, com graves problemas bucais e próximos ao primeiro emprego, para que eles possam receber tratamento gratuito, nos consultórios dos dentistas voluntários, até que completem 18 anos de idade.
No Brasil, no entanto, a organização se deparou com um obstáculo: em 29 cidades, ainda não encontrou um dentista voluntário que tope o desafio de selecionar os beneficiários. “Vocês não têm ideia de quanto isso é triste”, diz Fabio Bibancos, presidente voluntário da organização. “Neste exato momento, milhares de jovens poderiam estar sentados na cadeira de um dentista do bem. Entretanto, eles seguem tristes. Sofrendo por causa dos dentes, com dor, excluídos do convívio social. E, o pior, sem perspectivas de acabar com esse sofrimento!”
Por isso, “se você conhece um dentista gente boa, humanista, que pensa diferente e tem consciência social, que é idealista a ponto de achar que nós podemos, sim, mudar o mundo, indique ele pra gente”, pede Bibancos. Os candidatos a dentistas do bem serão convidados a participar de uma capacitação, de 11 a 13 de março, em São Bento do Sapucaí (SP), onde aprenderão a desenvolver o projeto na sua cidade, e integrar a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Informações no e-mail [email protected] ou no tel. 11 11 5084-7276.
Ao se juntar a um time de 16 mil dentistas voluntários, que transformaram a vida de 60 mil crianças e jovens e de 600 mulheres vítimas de violência doméstica, eles receberão da organização alguns benefícios, como descontos de 5% a 30% em todas compras feitas na Surya Dental e atendimento exclusivo com produtos diferenciados na Oral-B, sendo que as duas empresas revertem percentualmente parte do faturamento para a Turma do Bem.
CIDADES BRASILEIRAS EM BUSCA DE DENTISTAS VOLUNTÁRIOS:
– Barra do Piraí/RJ
– Brumadinho/MG
– Canoas RS
– Chapadão do Sul/MS
– Chapecó/SC
– Contagem/MG
– Foz do Iguaçu/PR
– Jales/SP
– Juazeiro do Norte/CE
– Lagoa da Prata/MG
– Mariana/MG
– Niterói/RJ
– Nova Iguaçu/RJ
– Novo Hamburgo/RS
– Palhoça/SC
– Palmas/TO
– Patos de Minas/MG
– Pirapora/MG
– Ponta Porã/MS
– Porto Nacional/TO
– Porto Seguro/BA
– Porto Velho/RO
– Rio Branco/AC
– São João da Boa Vista/SP
– São Joaquim da Barra/SP
– São Luís/MA
– Torres/RS
– Uberlândia/MG
– Várzea Grande/MT
Por QSocial