TV brasileira em Libras disponibiliza programação 24 horas na web
Você sabia que no Brasil existem dois idiomas oficiais? Além da Língua Portuguesa, nosso país também reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Determinada como meio legal de comunicação e expressão pela Lei 10.436, sancionada no dia 24 de abril de 2002, essa linguagem viabiliza a comunicação de cerca de 9,7 milhões de brasileiros com dificuldade auditiva.
Com o objetivo de ampliar a inclusão dessas pessoas socialmente, surgiu a TV Ines, primeira webTV em Libras. A iniciativa, que partiu da parceira do Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos) e da Acerp (Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto), apresenta uma grade com legendas e locução que atende tanto surdos quantos ouvintes.
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
A programação é realizada por uma equipe de profissionais de televisão surdos e também ouvintes, tradutores e intérpretes que tem o desafio de construir narrativas audivisuais que utilizam Libras e Língua Portuguesa ao mesmo tempo. O conteúdo pode ser acessado 24 horas por dia via aplicativos para celulares, tablets e aparelhos ligados à internet.
A grade conta com produções variadas sobre cultura, entretenimento, esporte, tecnologia, e também documentários, desenhos animados, aulas de Libras, revistas eletrônicas, filmes com legendas descritivas e um talk show em língua brasileira de sinais.
Pelo site, é possível ter acesso ao material já produzido, interagir enviando vídeos colaborativos e ainda comentar as publicações por meio das redes sociais do canal.