Twitter passa a permitir descrição de imagens e fica mais acessível
O Twitter está mais acessível a pessoas com deficiência visual. A partir desta semana, quem usa o aplicativo do microblog em Android ou iOS pode incluir descrições das imagens publicadas nos tuítes, fazendo com que o conteúdo chegue também aos usuários que não enxergam.
Essas descrições são lidas por leitores de tela ou telas em Braille instalados nos smartphones e nos computadores de quem tem deficiência visual, o que dribla a grande dificuldade dessas pessoas, já que a maioria do conteúdo publicado nas redes sociais contém imagens.
Além dos 140 caracteres, que é o limite de um tuíte, todas as imagens postadas poderão ser acompanhadas de um texto com até 420 caracteres.
- 10 destinos mais econômicos para viajar em 2025
- Estes sintomas podem indicar a doença celíaca
- Evite esses hábitos para reduzir o risco de Alzheimer
- Câncer de tireoide: o sintoma silencioso que você não deve ignorar
Para que o recurso seja ativado, é preciso atualizar a versão do aplicativo para a 6.50. Depois, ir até configurações, acessibilidade e habilitar a função “descrição de imagens”. Quando for adicionar uma foto, haverá um botão sobre ela _ basta tocar para incluir o texto descritivo.
“Com essa atualização, queremos garantir que todo o conteúdo compartilhado na plataforma alcance o maior público possível para que todos possam ser incluídos na conversa e aproveitar os momentos juntos”, afirmou Todd Kloots, membro da equipe de engenharia do Twitter no blog da empresa.
O professor e funcionário público Daniel Gause, 38 anos, tem deficiência visual e já testou o recurso. Ele lembra que, para que a ferramenta funcione, será preciso contar com a boa vontade dos demais usuários da rede.
“Se a pessoa não colocar a descrição, não adianta nada ter o recurso. Todos precisam passar por um processo de educação e conscientização para que tornar todas as imagens postadas acessíveis.”
Segundo o Twitter, em breve o site também contará com a ferramenta.
Por QSocial