Uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso
A obesidade infantil pode causar diabetes, pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol
A obesidade infantil acontece quando uma criança apresenta peso maior do que deve para sua idade e altura. As faixas de índice de massa corporal (IMC) determinadas para crianças são diferentes dos adultos e variam de acordo com o gênero e idade.
Segundo o IBGE, uma em cada três crianças no Brasil pesa mais do que o recomendado.
Os quilos a mais podem ter consequências para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade seja revertida nesse mesmo tempo. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. Essa condição também pode levar a depressão.
Diversas fatores podem causar obesidade infantil. Entre as mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismos ou uma combinação desses fatores.
Isso porque a obesidade infantil também tem ligação com os hábitos alimentares e com a realização de atividades físicas.
Se os hábitos alimentares, como consumo de industrializados, e a frequência de atividades físicas não aumentar, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que o Brasil terá 11, 3 milhões de crianças obesas em 2025.
Por Bernardo Miranda de Oliveira e João Pedro Brito Fagundes, da Escola Concept de Salvador (BA)