Uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso
A obesidade infantil pode causar diabetes, pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol
A obesidade infantil acontece quando uma criança apresenta peso maior do que deve para sua idade e altura. As faixas de índice de massa corporal (IMC) determinadas para crianças são diferentes dos adultos e variam de acordo com o gênero e idade.
Segundo o IBGE, uma em cada três crianças no Brasil pesa mais do que o recomendado.
Os quilos a mais podem ter consequências para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade seja revertida nesse mesmo tempo. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. Essa condição também pode levar a depressão.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Diversas fatores podem causar obesidade infantil. Entre as mais comuns estão fatores genéticos, má alimentação, sedentarismos ou uma combinação desses fatores.
Isso porque a obesidade infantil também tem ligação com os hábitos alimentares e com a realização de atividades físicas.
Se os hábitos alimentares, como consumo de industrializados, e a frequência de atividades físicas não aumentar, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que o Brasil terá 11, 3 milhões de crianças obesas em 2025.
Por Bernardo Miranda de Oliveira e João Pedro Brito Fagundes, da Escola Concept de Salvador (BA)