Uma história para salvar crianças com câncer

Em uma sociedade em que o tempo é escasso, ouvir histórias de pessoas que se dedicam para melhorar a vida de outras, parece um pouco utópico. No entanto, há pessoas que, mesmo sem abdicar de seus projetos pessoais, conseguem enxergar além e entendem que, ao fazer algo pelo futuro de outras pessoas, estão também contribuindo com o seu próprio crescimento.

Ilustrações foram pintadas por crianças do Instituto do Câncer Infantil de Porto Alegre (RS)

E é desta forma que Clairton da Silva, mais conhecido como Jappa, encara a vida. Um jovem de 31 anos que é pesquisador, permacultor, bioconstrutor e foi reconhecido, em 2012, como um dos 50 Jovens mais inspiradores do Brasil.

Desta vez, ele resolveu ir além e explorar o escritor que a dentro de si para ajudar o Instituto do Câncer Infantil (ICI), de Porto Alegre (RS), que sobrevive de doações, bem como da ajuda de voluntários e parceiros.

Clairton viu a oportunidade de ajudar o ICI escrevendo a narrativa “Um Livro para Olivia” que, além de livro também resultará em um documentário. O livro foi baseado em histórias reais, de pessoas reais, com problema emocionante que fomenta a leitura, que apoia o saber e o conhecimento e que quebra preconceitos, tabus e paradigma sobre a doença.

Além de doar os direitos autorais para o ICI, Clairton convidou o desenhista brasileiro Gustavo Razia Del Paulo e a artista plástica holandesa Maria Lakenman, para ilustrar o livro. Os desenhos foram levados até as crianças do ICI para serem coloridos e transformados em quadros que serão leiloados e toda a renda destinada ao ICI.

“Um Livro para Olivia” será traduzido para inglês, espanhol, catalão e holandês, locais onde foram feitas parcerias para desenvolver o projeto também fora do Brasil.

O lançamento em São Paulo ocorre na próxima segunda-feira, dia 14, no Que Tal Hostel e Art (rua Vergueiro, 3.393, Vila Mariana), das 18h às 23h. Para comprar o livro é só acessar www3.vitrola.com.br.