Unicamp lança aplicativo ‘botão do pânico’ para aumentar segurança
A Unicamp lançou esta semana um aplicativo gratuito que permite acionar o sistema de vigilância do campus em situações de emergência. Batizado de “Botão do Pânico”, o dispositivo faz parte do programa “Campus Tranquilo”, que foi criado depois da morte de um estudante em uma festa na universidade.
O aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS, mas apenas para alunos e funcionários. Os usuários precisam preencher um cadastro com seus dados, que será validado. Depois disso, basta abrir o app para tocar o botão de pânico em caso de emergência.
Quando a ferramenta é acionada, um sinal sonoro é emitido na central de monitoramento e o vigilante mais próximo será avisado por meio de um rádio. O atendente também tentará entrar em contato com o usuário para ter informações complementares. O tempo médio de resposta e atendimento nos testes iniciais foi de cinco minutos.
- Estes 5 alimentos ajudam a regular a tireoide, segundo a medicina
- Atenção aos sintomas iniciais de câncer de intestino que a maioria enfrenta
- 4 lugares perto do Rio de Janeiro para conhecer no verão
- Saiba como se prevenir de doenças ginecológicas
O plano de segurança “Campus Tranquilo” foi apresentado em novembro de 2014 pelo coordenador-geral da universidade, Alvaro Crósta, aos integrantes do Conselho Universitário (Consu). O documento também previa a instalação de uma unidade dos Bombeiros no campus, capacitação de vigias e melhorias na iluminação.
Via G1