Unifesp recruta mulheres para tratar obesidade com fototerapia
Você é paulistana, tem entre 20 e 40 anos e Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30-40 kg/m², quer emagrecer e está disposta a praticar três vezes por semana atividades físicas associadas à fototerapia e orientações nutricionais, sem pagar nada por isso?
Então saiba que a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos e o Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo estão à sua procura.
Serão selecionadas, até 4 de agosto, 30 voluntárias, que, por 20 semanas, farão exercícios físicos supervisionados, seguidos de aplicação de fototerapia, todas segundas, quartas e sextas, pela manhã ou à tarde, em local próximo ao metrô Santa Cruz.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
Segundo a pesquisadora Raquel Munhoz da Silveira Campos, o Grupo de Estudos da Obesidade “demonstrou a efetividade da combinação da fototerapia associada às demais intervenções interdisciplinares no tratamento da doença”.
“Observamos uma melhora do perfil inflamatório para potencializar a redução dos fatores de risco cardiometabólicos e o controle de algumas alterações metabólicas presentes nos indivíduos com obesidade”, adianta a fisioterapeuta.
Durante a execução da pesquisa, todas as voluntárias receberão acompanhamento com médico endocrinologista e encontros de orientações nutricionais. Terão ainda, gratuitamente, todos os exames clínicos e físicos previstos na terapia.
“A princípio, não preconizamos uma meta geral para todos as voluntárias, mas sabemos que um processo de emagrecimento saudável está associado a uma redução do peso corporal de aproximadamente 0,5 kg a 1,5 kg por semana”, diz.
O projeto quer ir além da redução na balança. “Visamos a melhora do perfil metabólico e de composição corporal dessas mulheres, por isso diversos exames são realizados para conseguirmos acompanhar esse processo.”
Candidatas devem agendar uma entrevista pelo telefone (11) 97021-1637 (8h30-11h30) ou pelo e-mail [email protected]; não esqueça de ter em mãos o resultado do seu IMC.
Por QSocial