Universitários criam aplicativo que incentiva a doação de sangue
Alunos de graduação em Administração e Ciências Econômicas do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) criaram um projeto destinado a ajudar quem precisa de doação de sangue e quem está disposto a doar.
O aplicativo Bloder reúne informações dos bancos de sangue das regiões da Grande São Paulo e Rio de Janeiro. Para utilizar a ferramenta o usuário deve preencher um cadastro por meio de seu perfil no Facebook. Feito isso, o sistema direciona para uma tela inicial com dois botões: “receber” e “doar”.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
No botão “receber” o indivíduo pode fazer um pedido de doação, seja para ele ou para um terceiro. Para isso, basta informar o banco de sangue ao qual a doação deve ser dirigida, dados do paciente e colocar um breve histórico sobre a necessidade do sangue. Ao clicar em “doar”, abre-se um mapa com a localização atual do usuário e os bancos de sangue mais próximos.
O objetivo da ferramenta é incentivar a cultura de doação de sangue no país. O aplicativo está disponível para download em sistemas operacionais Android e iOS.