Universitários criam chinelo de borracha que vira sapatilha

02/06/2016 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 19:58

O sistema de zíper acoplado à base do calçado permite a troca do solado, das alças e dos forros
O sistema de zíper acoplado à base do calçado permite a troca do solado, das alças e dos forros

Um chinelo de borracha que vira sapatilha, uma sapatilha que vira chinelo. Ou, esclarecendo, um sapanelo, invenção de um grupo de alunos do quinto semestre de administração do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal.

“Por um sistema de zíper acoplado ao solado de borracha do chinelo, o calçado proporciona a praticidade, o conforto e a beleza necessários para os pés em qualquer ocasião”, propagandeiam os criadores.

https://youtu.be/DfciTFMiX78

Thiago Fernandes, porta-voz do grupo, conta que a ideia surgiu ao observar mulheres em transportes públicos. “Muitas levam na bolsa uma sapatilha para trocar com o de salto –e os médicos recomendam esse hábito– ou usam o horário de almoço para fazer as unhas dos pés.”

O sapanelo, segundo os criadores, permite ainda que a usuária tenha vários chinelos e sapatilhas num único produto. O sistema de zíper na base do calçado permite a troca não só do solado como também das alças removíveis do chinelo e dos forros de sapatilhas.

Luiz Gustavo Ferreira, Milena Rocha Rodrigues, Rafael de Aguiar Entini, Stefani Castro Gonçalves, Rafael de Aguiar Entini, Thiago Marcelo Fernandes e Viviane de Almeida estão finalizando o plano de negócios para comercializar o produto, que tem custo de produção de R$ 18.

Para isso, no entanto, o grupo esbarraria na patente (BR 20 2012 028579 2 U2), em nome de Alessandra Taques, que propõe uma estrutura de calçado que permite partes substituíveis. Na Joyaless, loja virtual de sua propriedade, é possível comprar produtos similares.

Procurada, a Unisal não quis se pronunciar.

Por QSocial