Universitários lançam app para compartilhamento de caronas

07/04/2016 00:00 / Atualizado em 07/05/2020 02:51

Um grupo de alunos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na Ilha do Governador, zona norte da cidade, desenvolveu um aplicativo de compartilhamento de veículos.

O Caronaê foi lançando na última segunda-feira, dia 4, e tem como objetivo atender a estudantes, professores e servidores da instituição, entre 70 mil a 90 mil pessoas que passam diariamente por lá.

A iniciativa é de um grupo de estudantes de graduação da Escola Politécnica, da Coppe e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

O projeto se baseou em três elementos: o aplicativo para facilitar a organização dos caronas; um ponto físico para promover o encontro na Cidade Universitária, funcionando como ponto de convivência e sociabilidade; e uma campanha de marketing para promover a mudança cultural e fazer com que as pessoas entrem na nova realidade.

Para se cadastrar no Caronaê, é preciso ter algum vínculo com a universidade. A expectativa inicial dos criadores é que 7 mil pessoas utilizem o aplicativo no primeiro semestre, ou seja, 10% do potencial existente.

O aplicativo Caronaê é gratuitamente e está disponível, numa primeira etapa, apenas para smartphones com sistema operacional Android.

Com informações da Agência Brasil