Vacina em fase de teste indica proteção total contra vírus HIV

As vacinas geralmente alteram o sistema imunológico para combater certas infecções. Recentemente, cientistas do instituto de pesquisa Scripps, com sede na Califórnia, EUA, criaram uma nova vacina que promete dar proteção total contra o vírus HIV.

Os pesquisadores alteraram o DNA de macacos para fornecer às suas células propriedades que acabam com o HIV. Com resultados positivos, a equipe pretende iniciar os testes nos próximos meses na África do Sul com um grupo de 252 voluntários, com idades entre 18 e 40 anos.

Os cientistas usaram uma técnica a partir da terapia genética, que introduz uma nova seção de DNA dentro das células musculares saudáveis. Nessa seção, existem tipos de “instruções” para o desenvolvimento de ferramentas que neutralizem o HIV, que então é retirado da corrente sanguínea.

Com o procedimento, os macacos ficaram protegidos contra os tipos de HIV durante 34 semanas. Os animais também desenvolveram proteção com doses altas do vírus, o que significa que o método poderá ajudar pacientes que já tenham HIV.

Sobre os resultados, o pesquisador Anthony Fauci, do National Institutes of Health, dos EUA, afirma: “Essa pesquisa é bastante inovadora e é uma promessa que nos leva em duas importantes direções: obter uma proteção a longo prazo contra o HIV e colocar o vírus em remissão, no caso de pessoas já infectadas”.

Via BBC