Vagas em estacionamento ajudam a encontrar crianças desaparecidas

Todos os dias,  mais de 100 crianças desaparecem no Brasil. Trata-se de um número expressivo, uma média de aproximadamente 36 mil casos por ano, que, na grande maioria das vezes, não são solucionados, apesar de todos os esforços. Por isso, quanto mais elas forem mostradas, quanto mais suas imagens e suas histórias forem espalhadas, maior a chance delas não serem esquecidas e, consequentemente, também possam ser encontradas.

Foi a partir dessa premissa que a agência Africa, em parceria com o Shopping SP Market e o Projeto Caminho de Volta, da USP (Universidade de São Paulo), criou a campanha “Vagas Inesquecíveis”.

Ação substitui as tradicionais letras de sinalização do estacionamento por nomes, fotos e informações que possam ajudar na localização de crianças desaparecidas

A cidade de São Paulo conta com uma frota de mais de 7 milhões de carros, além de 1 milhão de vagas em estacionamento. Para memorizar e encontrar seus automóveis, muitos criaram o hábito de fazer fotografias da localização, que são deletadas posteriormente pelos motoristas. A ideia da campanha foi substituir as tradicionais sinalizações –com letras e números– do Shopping SP Market por placas com as fotos de crianças desaparecidas da base do Projeto Caminho de Volta.

Assim, os nomes dos desaparecidos foram associados às letras e outras informações que possam ajudar na localização. As fotografias que antes eram descartadas podem, agora, ser compartilhadas nas redes sociais, com hashtags personalizadas que contribuem para a causa: #acheofelipe, #acheaizabel etc.

No total, a campanha conta com mais de 150 placas de sinalização, espalhadas pelas seções do estacionamento do SP Market.