Veja 3 dicas para usar o WhatsApp como ferramenta de trabalho
Por Cristina Luckner, da eduK
A tecnologia é uma aliada e tanto quando se trata de facilitar a nossa vida. Hoje é possível resolver uma série que questões do dia a dia sem sair de casa. Pagar contas, fazer compras, se divertir e até fazer cursos on-line. Agora, a tecnologia vem sendo usada para agilizar processos e estabelecer uma comunicação mais eficiente com os usuários.
Por exemplo, a Justiça do Distrito Federal usou o WhatsApp pela primeira vez em um processo trabalhista. A ideia foi da juíza Tamara Gil Kemp, da 1ª Vara do Trabalho do Gama, que já tinha visto a Justiça de Campinas adotar o WhatsApp para acelerar acordos de conciliação. Em vez de três meses — tempo que poderia levar para que a primeira audiência de conciliação fosse marcada –, a audiência via aplicativo demorou poucos minutos. Toda a negociação entre os advogados foi feita pelo celular, em cerca de cinco horas, e a juíza mediou a conversa. No dia seguinte, se reuniram para assinar os papéis. Os envolvidos no caso concordam que o WhatsApp agilizou muito o processo.
O WhatsApp também é usado no Distrito Federal pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. A ideia é tornar o serviço mais rápido e acessível para a população. Por meio do aplicativo, são recebidas denúncias e há mais agilidade no atendimento de ocorrências.
Profissionais da saúde também utilizam o WhatsApp para a comunicação com pacientes. O aplicativo é usado para marcar consultas e orientá-los quando surgem dúvidas. Entretanto, médicos e dentistas alertam que nada substitui a consulta pessoal, momento em que o paciente é examinado e conversa com o profissional.
Para os empreendedores, o WhatsApp também é uma forma de estabelecer uma conexão mais rápida e de acompanhar os clientes, seja para divulgar ofertas ou para medir a satisfação no pós-venda.
“É uma ferramenta de aproximação, para manter o relacionamento com quem já é cliente”, indica Eder Machado, consultor de marketing digital, empreendedor e autor do curso “Como divulgar e vender seu artesanato na internet“, da eduK, plataforma de cursos on-line voltados à economia criativa. Para Eder, as vantagens são a resposta imediata e a aproximação com o cliente. Mas atenção: “tenha um chip somente para atendimento no WhatsApp, não divulgue na internet seu número pessoal”, diz.
Veja três dicas para usar o WhatsApp como ferramenta de trabalho:
1. Comunicação rápida
Seja para anunciar ofertas para seus contatos, agendar visitas e falar com clientes, tirar dúvidas e até para aceitar encomendas, cada vez mais os profissionais podem abusar do WhatsApp. Mas é uma via de mão dupla. Uma vez anunciado o uso do WhatsApp para os clientes, a resposta do seu lado também deve ser imediata. Você pode deixar claro que a comunicação será durante o horário de atendimento de seu negócio.
2. Redução de custos
É mais barato do que telefonar e, diferentemente do SMS, as mensagens trocadas via aplicativo são gratuitas.
3. WhatsApp para empreendedores criativos
O WhatsApp pode ser usado para marcar horário no salão de beleza, para fechar encomendas na área de gastronomia, para quem trabalha com artesanato, para pedidos de orçamento de serviços de fotografia. Enfim, o céu é o limite.
E você, usa o WhatsApp para agilizar seu trabalho?