Veja quanto tempo cada material leva para se decompor
Você sabia que várias coisas que já não têm mais utilidade podem ser reaproveitadas e voltar a ter utilidade? Pois é, isso se chama reciclagem.
A reciclagem é um conjunto de técnicas que têm o objetivo de aproveitar os restos e reutilizá-los no processo de produção de que saíram. Eles são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.
- Outback presenteia clientes com canecas icônicas e leva escultura de gelo de 3,5 metros de altura para Avenida Paulista
- Esse é o tempo que ex-fumantes levam para recuperar a saúde após largar o cigarro
- Exposição em São Paulo: descubra onde curtir arte
- Após 12 anos, Diadema volta a celebrar o Carnaval
Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia. Olhando assim, parece pouco, mas, somando a população brasileira você vai ver que todo esse lixo se transforma em um enorme bolo de milhões de toneladas.
Quando o caminhão de lixo passa para recolher os sacos, ele é levado para um terreno chamado de aterro sanitário ou lixão. Porém devido o aumento da população, a quantidade de lixo também aumenta, e isso está fazendo com que não haja mais espaço para tanto lixo.
Na natureza, toda a matéria orgânica viva se decompõe rapidamente e ainda ajuda a tornar a terra mais fértil para alimentar novos seres que virão. Mas, com os seres humanos é diferente, porque são os únicos seres vivos que produzem coisas artificiais, e, algumas delas como latas de refrigerante, plástico e vidro levam uma eternidade para se decompor.
Confira abaixo o tempo de decomposição de diferentes materiais:
– Jornais: de 2 a 6 semanas
– Embalagens de papel: de 3 a 6 meses
– Fósforos e pontas de cigarros: 2 anos
– Chiclete: 5 anos
– Nylon: 30 anos
– Tampas de garrafas: 150 anos
– Latas de alumínio: de 200 a 500 anos
– Isopor: 400 anos
– Plásticos: 450 anos
– Fralda descartável comum: 450 anos
– Vidro: 1 milhão de anos
Via EBC