Vídeo revela o impacto da expressão ‘fazer como uma garota’

“​Corra como uma garota.” A reação a esse comando muda conforme o público. É isso o que mostra a mais recente campanha da P&G para o absorvente Always.

Em um vídeo, meninos, meninas, homens e mulheres foram convidados a encenar situações como correr, lutar e arremessar. Três perfis fizeram representações caricatas das ações: homens, mulheres e meninos.

Quando as meninas, uma a uma, são chamadas, a reação muda. Correm o melhor que podem, arremessam com intensidade, lutam bravamente.

A diretora do documentário, Lauren Greenfield, pergunta a uma delas: “O que significa correr como uma menina?” A jovem responde: “Correr o mais rápido que conseguir”.

A próxima pergunta –para os convidados e para o público– é: “Quando fazer algo como uma menina virou insulto?”

O impacto na autoconfiança das garotas durante a puberdade é avaliado pelas pessoas que compareceram ao teste. E elas ganham uma nova chance de representar uma ação “como uma menina”. “Por que correr como uma menina não pode significar vencer a corrida?”, questiona-se uma delas.​ Uma mulher acrescenta: “Sim, eu chuto como uma garota, eu nado como uma garota, eu ando como uma garota porque eu SOU uma garota”.

Por QSocial