Virada Sustentável terá inauguração do Parque de Bambu

Ao passar por uma praça já pensou em parar para brincar? Parece algo inusitado para um adulto, já que a maioria das instalações são para crianças. Mas e se você avistasse estruturas de bambu proporcionais onde possa se pendurar, espreguiçar, ficar de cabeça para baixo? Esse é o convite do Parque de Bambu, que será inaugurado durante a Virada Sustentável, na Praça da Nascente, região da Pompeia, zona oeste de São Paulo, no dia 31.

Projetado a partir da ideia de três amigos que por meio das suas relações criativas, vontade de por a mão na massa e o desejo de brincar, o parque será construído com varas de bambu amarradas, com base em técnicas seguras para constituir nichos onde será possível “buscar se movimentar com alegria, prazer e sabedoria”, como explica a animadora cultural e professora de Educação Física, Diná Ramos, 40.

“Brincar é algo que todos conhecem, mas que na nossa cultura poucos vivem. Pela nossa experiência vemos que é impossível resistir ao parque porque ali o chamado da dimensão lúdica da vida é uma divertida e deliciosa realidade”, afirma.

Para o artista e educador Vado Pimenta, 42, é importante que os espaços públicos possam ser ocupados de forma a superar os brinquedos como trepa trepa, gira gira, balanços feitos somente para crianças. “É preciso usar materiais alternativos, buscar iniciativas sustentáveis, reconectar com os elementos da natureza e viver de forma compartilhada.”

O convite à diversão ficará por conta de três estruturas piramidais montadas no local, cada uma com 3 metros de altura e 3 metros de base. Inspirados pelo Movimento Integral Bambu, de Brasília, descoberto após uma busca pela internet, participam do projeto também o produtor cultural Artur Rodolfo, 29, e o psicólogo Cristiano Vianna, 34.