Zika pode provocar distúrbio no fundo do olho das crianças
Um estudo feito com 40 crianças nascidas em Pernambuco, cujas mães foram infectadas pelo zika, comprovou que há relação entre a infecção pelo vírus e distúrbios graves nos olhos do bebê.
A pesquisa mostrou que das 40 crianças analisadas e que tinham microcefalia, quase metade (46% do total) apresentou distúrbio ou lesão no fundo do olho. Desse total, 68% apresentavam distúrbio nos dois olhos.
O estudo coordenado pelos médicos Rubens Belfort Júnior e Maurício Maia, com a participação de cientistas da Fundação Altino Ventura, do Recife, mostra a necessidade de que os bebês de mães que contraíram o vírus zika durante a gravidez sejam acompanhados por um oftalmologista precocemente.
- Prevenção da bronquiolite pode reduzir morte de crianças até 1 ano
- MPox, Coqueluche e dengue: como evitar essas doenças no Brasil
- Mpox no Brasil: conheça 4 sintomas da doença que está assustando autoridades
- Dengue: seis pontos sobre a doença que se tornou epidemia no Brasil
Para o oftalmologista Maurício Maia, professor do Departamento de Oftalmologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), quanto maior o quadro de microcefalia, maior a probabilidade de a criança desenvolver um problema no fundo do olho.
A próxima etapa da pesquisa pretende investigar também a possibilidade de que crianças com mães que tiveram zika na gravidez desenvolvam problemas oculares, independentemente da microcefalia.
Com informações da Agência Brasil