Zoo na Dinamarca quer trocar pessoas e animais de lugares

Um dos mais badalados arquitetos da Dinamarca criou uma ideia inovadora e arrojada para modernizar o Givskud Zoo, em Billund, no sul do país. Bjarke Ingels propõe trocar animais e pessoas de lugares: eles passeiam livremente enquanto os humanos se escondem para observá-los.

No projeto de revitalização do Givskud Zoo, inaugurado em 1969, Ingels quer destinar 1,2 milhão de m² para os animais vindos da Ásia, África e América viverem sem nunca saber que estão sendo observados pelos humanos.

Batizado de Zootopia, o projeto prevê dividir os animais em diferentes regiões, com savanas, florestas e rios, além de inserir teleféricos e barcos espelhados, e uma praça circular central isolada para os visitantes admirarem a natureza ao redor. Nesse local, as pessoas poderão escolher caminhar para três ambientes distintos: um para o continente africano, outro para o asiático e outro para o americano.

A revitalização deve demorar cerca de 20 anos para ser concluída. Mas Ingels promete entregar a primeira fase do projeto em 2019, quando o Givskud Zoo completará 50 anos.

Veja mais imagens: