Este babaganuche vai fazer você amar berinjela, mesmo sem ser fã
Detalhes da Receita
4 pessoas
Muito fácil
Receita clássica do Oriente Médio com sabor defumado e textura perfeita para servir como entrada ou petisco

O Babaganuche (ou baba ghanoush) é um prato típico da culinária do Oriente Médio, especialmente popular em países como Líbano, Síria e Israel. Seu nome pode variar na escrita, mas sempre remete ao mesmo patê cremoso e levemente defumado feito à base de berinjela assada.
Historicamente servido como entrada ou acompanhamento, o babaganuche é símbolo da hospitalidade árabe e é consumido com pão sírio ou vegetais crus. Além de delicioso, é vegano, nutritivo e extremamente versátil, caindo bem tanto em pratos tradicionais quanto em releituras modernas.
- 2 unidades de berinjela médias
- 2 colheres de sopa de tahini (pasta de gergelim)
- 1 unidade de limão (suco)
- 1 unidade de alho pequeno amassado
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 pitada de sal a gosto
- 1 pitada de páprica doce para finalizar (opcional)
- 1 pitada de salsinha para finalizar (opcional)
- 1. Lave bem as berinjelas, fure com um garfo e leve ao forno preaquecido a 200 °C por 25 minutos, virando na metade do tempo, até ficarem macias e com casca chamuscada.
- 2. Retire, deixe esfriar um pouco, corte ao meio e retire a polpa com uma colher. Deixe escorrer em uma peneira por 5 minutos para eliminar o excesso de líquido.
- 3. Transfira a polpa para uma tigela, adicione o tahine, suco de limão, alho, azeite e sal. Amasse com garfo ou use um mixer até formar uma pasta cremosa.
- 4. Sirva com um fio de azeite, páprica e salsinha por cima, acompanhado de pão sírio ou legumes.