Mungunzá tradicional nordestino é o doce perfeito da sua festa junina
Detalhes da Receita
6 pessoas
Fácil
Essa versão com leite condensado traz ainda mais cremosidade e o sabor doce que remete à tradição familiar nordestina

O mungunzá é uma receita de forte raiz indígena, feita originalmente com milho branco cozido. Ao longo dos séculos, a receita foi sendo adaptada pelos povos africanos e portugueses que influenciaram a culinária brasileira, especialmente no Nordeste. No Norte e Nordeste do país, ele é tradicionalmente servido doce, enquanto em outras regiões o nome “canjica” é mais comum — embora o prato seja essencialmente o mesmo. Durante as festas juninas, o mungunzá se torna estrela nas mesas, servido quente ou frio, sempre trazendo conforto e sabor.
Na cultura nordestina, o mungunzá doce é sinônimo de aconchego e memória afetiva. É comum que cada família tenha sua própria variação da receita, muitas vezes incluindo leite condensado, coco ralado ou até amendoim. Além disso, ele é um dos pratos típicos de São João, celebrado com muita música, dança e comidas tradicionais que exaltam os ingredientes locais e o modo de vida do interior. O aroma da canela e do milho cozido é, para muitos, o verdadeiro cheiro do arraiá.
Nesta versão, o leite condensado entra como um toque extra de cremosidade e sabor, muito comum em receitas caseiras passadas de geração em geração.
- 500 gramas de milho branco para canjica
- 1000 militros (ml) de água (para o cozimento inicial)
- 1000 militros (ml) de leite de coco
- 395 gramas de leite condensado
- 1 unidade de canela (pau)
- 4 unidades de cravos-da-índia
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de canela em pó para polvilhar (opcional)
- 1. Lave bem o milho branco e deixe de molho em água por pelo menos 8 horas.
- 2. Escorra a água e cozinhe o milho na panela de pressão com 1 litro de água por 45 minutos ou até que esteja bem macio.
- 3. Após o cozimento, escorra o excesso de água (se houver) e adicione o leite, o leite de coco, o leite condensado, o pau de canela, os cravos e a pitada de sal.
- 4. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por mais 25 a 30 minutos, até engrossar e os sabores se integrarem.
- 5. Sirva quente ou frio, polvilhado com canela em pó, se desejar.