Vatapá baiano cremoso que vai fazer você raspar o prato
Detalhes da Receita
6 pessoas
Gourmetizando
Um clássico da culinária afro-brasileira com ingredientes típicos e sabor inesquecível

O vatapá é um prato emblemático da culinária afro-brasileira, especialmente presente na Bahia, onde é consumido há séculos e faz parte do acarajé e de festas religiosas do candomblé. Sua origem remonta à influência africana na época da colonização, quando ingredientes como o azeite de dendê, o leite de coco e o camarão seco foram incorporados à mesa brasileira. Com consistência cremosa e sabor marcante, o vatapá é presença garantida em moquecas, acarajés e nas mais tradicionais mesas nordestinas.
Apesar de existirem variações do vatapá em outras regiões do Brasil (algumas com pão, outras com farinha de trigo), o vatapá baiano autêntico leva farinha de mandioca ou pão amanhecido, camarão seco, leite de coco e azeite de dendê. Seu preparo exige atenção, mas recompensa com uma explosão de sabores que honra suas raízes africanas e encanta até os paladares mais exigentes. É uma receita rica em história, cultura e, claro, muito sabor.
- 2 unidades de pães amanhecidos (ou 1 xícara de farinha de rosca)
- 200 militros (ml) de leite de coco
- 300 militros (ml) de água morna
- 1 unidade de cebola grande picada
- 2 unidades de alho picados
- 1/2 xicarás de amendoim torrado sem sal
- 1/2 xicarás de castanha de caju
- 100 gramas de camarão seco (dessalgado e limpo)
- 2 colheres de sopa de gengibre ralado
- 4 colheres de sopa de azeite de dendê
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 pitada de sal a gosto
- 1 pitada de pimenta do reino a gosto
- 1 pitada de coentro picado a gosto (opcional)
- 1. Coloque os pães de molho na água morna até amolecerem. Em seguida, esprema para tirar o excesso de água.
- 2. No liquidificador, bata os pães umedecidos com o leite de coco, a cebola, o alho, o gengibre, o amendoim, a castanha e metade do camarão seco até formar um creme espesso.
- 3. Em uma panela grande, aqueça o azeite comum e o azeite de dendê. Adicione o creme batido e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre com colher de pau para não grudar.
- 4. Quando começar a engrossar, adicione o restante dos camarões e continue mexendo por cerca de 15 a 20 minutos, até ficar bem cremoso e encorpado.
- 5. Ajuste o sal, a pimenta e finalize com coentro picado, se desejar. Sirva quente com arroz branco ou como acompanhamento de acarajé.