Você concorda com o projeto Novo Recife? Como seria sua cidade ideal?

Após polêmica com demolição dos galpões no meio da noite, a ação foi embargada pelo Iphan e pela Justiça Federal, mas até quando?

23/05/2014 10:47 / Atualizado em 06/05/2020 16:10

wp-image-632079
wp-image-632079
Armazéns atuais x torres projetadas com até 41 andares.[/img]

Por um lado, a prefeitura aprovou o projeto no final de 2013 mediante o investimento de R$ 62.7 milhões em ações mitigadoras (tomadas para compensar os possíveis danos causados pelas obras), como a construção de um parque linear, uma biblioteca pública e a instalação de quadras poliesportivas no espaço.

Por outro lado, recifenses discordam do projeto e vêm se manifestando através de movimentos como o #OcupeEstelita, o grupo Direitos Urbanos, o “Salve o Cais José Estelita” e o “Contra o projeto Novo Recife!“. A ideia tem sido chamar a atenção para a área e mostrar que existem outras possibilidades de ativá-la para fins coletivos e mais sustentáveis.

Além da descaracterização do centro histórico do Recife, a população que se manifesta contra questiona o impacto ambiental das construções e especialmente a falta discussão com a população sobre os interesses dos recifenses para uma ocupação mais viável, coletiva e com menos impactos nessa área.

E você, o que acha? Você concorda com o projeto Novo Recife? Como seria a cidade ideal pra você?