“Sexto Motivo da Rosa” é tema de exposição na Casa das Rosas

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em realização com a Secretaria de Estado da Cultura e o grupo de artistas plásticas ‘Diferentemente Iguais’, apresenta a exposição Sexto Motivo da Rosa. A mostra é inédita e será inaugurada oficialmente no dia 03 de julho (sexta-feira), às 20h, permanecendo em cartaz até 26 de julho.

As artistas plásticas Cassia Aresta, Helenita Peruzzo, Heloísa Ruiz Pereira, Rosa Grizzo e Vera Pamplona usam a imagem da rosa como fio condutor de seus trabalhos, criando uma relação da série de poemas Os Cinco Motivos da Rosa, de Cecília Meireles, com obras de poetas consagrados como Carlos Drummond de Andrade, João de Cabral de Melo Neto, Guilherme de Almeida e Cruz e Sousa. O livro A Poética do Devaneio do poeta francês Gaston Bachelard também foi estudado para discussão, pesquisa e elaboração da mostra.

A mostra permeará a Casa das Rosas de diversas maneiras e apresentações. A rosa de Heloísa Ruiz Pereira está envolta em concreto, ecoando os famosos versos do poema A Flor e a Náusea, de Carlos Drummond de Andrade. Já as rosas de Rosa Grizzo, flutuam brancas como As nuvens no poema de João Cabral de Melo Neto.

A palavra “flor” colhida nos livros por Helenita Peruzzo remetem aos versos do poema Catar Feijão de João Cabral de Melo Neto, em que o autor associa o “escrever” e “escolher palavras” a ação de escolher grãos do feijão.

Por Redação