10 lugares incríveis para escalada
A escalada é um esporte radical e com muita adrenalina, exige concentração e força. Existem diversos picos e montanhas no mundo, prontos para serem escalados.
A escolha do lugar envolve a preferência de cada alpinista, pois alguns gostam de paredes quase verticais, outros preferem ficar pendurados em penhascos, e tem aqueles que gostam de uma subida menos íngreme.
O Submarino Viagens elaborou uma lista dos 10 lugares mais incríveis e imperdíveis, com base nas preferências de escaladores profissionais e especialistas.
- Não fazer isso na hora de dormir eleva risco de pressão alta
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
- Estudo diz que remédios para dormir pode disparar o risco de demência
- Chile 2025: as principais vindimas e onde são realizadas
Kalymnos – Grécia
Kalymnos é uma ilha do mar Egeu, localizada na Grécia. É um dos melhores locais de escalada esportiva do mundo e está na lista de favoritos dos europeus para escaladas de férias. São mais de 1.700 vias de escalada em calcário, Kalymnos possui uma grande diversidade de inclinações, uma paisagem maravilhosa e preço acessível. O destaque do local é a escalada nas estalactites das grutas, que atrai muitos visitantes.
A melhor maneira de se locomover quando estiver na ilha é alugar uma scooter ou pegar caronas. Não deixe de provar a gastronomia local, conhecer as praias, trilhas para trekking, as cavernas e as termas, principalmente no verão, pois são ótimos passeios.
Conheça mais sobre esse destino aqui.
Siurana – Espanha
Siurana é um sítio de escalada que está localizado na Catalunha, há 150 km de Barcelona, na Espanha. O que atrai escaladores do mundo todo ao local é o seu calcário colorido, suas vias seguras e a diversidade de graus. São mais de 1.200 vias e cinco setores de escalada. Muitos dizem que é o mais importante da Espanha, pois além de contar com a presença de muitos escaladores profissionais, fatos esportivos importantes aconteceram lá.
Conheça mais sobre esse destino aqui.
Valle de Cochamó – Chile
O Valle de Cochamó é um vale localizado no sul do Chile, próximo à Cordilheira dos Andes. É formado por enormes penhascos de puro granito, que brilham com o sol, chamados pelos escaladores norte-americanos de “Yosemite da América do Sul”, por suas semelhanças ao conhecido parque americano. O Valle de Cochamó possui paredes com até 1.000 metros de altura, com diversos graus de dificuldade para escalada. Além da apreciação da beleza, o lugar também é interessante para praticar trekking.
Conheça mais sobre esse destino aqui.
Spider Rock – Estados Unidos
O Spider Rock é uma torre de arenito vermelha, com cerca de 244 metros de altura, localizada no Canyon de Chelly, no Parque Nacional do Arizona. A rocha se formou por camadas de areia da região, que foram sopradas pelo vento há mais de 230 milhões de anos. Seu nome vem de uma lenda indígena dos índios Navajos, da “Mulher Aranha”, que fez da torre a sua casa e é idolatrada e adorada como uma divindade.
Conheça mais sobre esse destino aqui.
Frankenjura – Alemanha
Frankenjura é um parque nacional da Alemanha, fica localizado na Bavária e possui cerca de 5.000 km². Seu nome original é Frankische-Schweiss, porém é conhecido pelos escaladores como Frankenjura. O parque possui milhares de falésias e mais de 7.000 vias para escalada em calcário. É perfeito para quem tem bastante tempo livre para explorar.
Conheça mais sobre esse destino aqui.
Millau – França
Millau é um povoado que fica localizado no sudoeste da França e possui zonas de escalada mundialmente conhecidas, como Tarn, Jonte e Dourbie. A cidade mais próxima de Millau é Toulouse. O local possui em torno de 500 vias de escalada, para todos os estilos e níveis, com vista para uma paisagem colorida maravilhosa. O tipo de rocha de Millau é o calcário dolomítico, milenar e colorido, brilha com os raios de sol.
Conheça mais desse destino aqui.
Canadian Rockies – Canadá
A “Canadian Rockies” ou Cordilheira do Canadá, fica localizada próxima à cidade de Alberta e British Columbia, em uma área de 180.000 km² e elevação de quase quatro mil metros. A Cordilheira possui diversos picos e faixas elevadas, ideais para escalada profissional. Os mais conhecidos são o monte Robson e o monte Columbia, montanhas rochosas compostas de xisto e calcário, que por muitos meses do ano ficam cobertas por neve e gelo.
Conheça mais desse destino aqui.
Ilhas Lofoten – Noruega
Lofoten é um arquipélago localizado ao norte da Noruega, no condado de Nordland. É um local perfeito para escalar, pois como está situado no Círculo Polar Ártico, possui 24 horas de luz do sol durante o verão, picos e geleiras semelhantes aos dos Alpes, porém com uma altitude em torno de 1.200 metros. São mais de 350 vias de puro granito, sendo que os principais pontos para escalada são Henningsvær, Austvågøya e Moskenesøya.
Conheça mais desse destino aqui.
Dolomitas – Itália
As Dolomitas formam uma cadeia de montanhas dos Alpes orientais, no norte da Itália e estão localizadas entre as províncias de Belluno, Bolzano, Trento, Údine e Pordenone.
Rico em calcário, o pico mais alto das Dolomitas chega a quase 3,5 mil metros de altura, porém, não é o que mais atrai os alpinistas para a região. A mais famosa entre eles é a chamada Cima Grande di Lavaredo, uma montanha de 450 metros, com uma subida assustadora, considerada uma das maiores paredes dos Alpes.
Conheça mais desse destino aqui.
Matterhorn – Suíça
A Suíça não poderia ficar de fora desta lista de lugares incríveis para escalada, mas Matterhorn é para os profissionais. É considerado um dos picos mais altos dos Alpes Suíços, está localizado na fronteira com a Itália e é conhecido mundialmente por sua silhueta graciosa de quase 4,5 mil metros, neve e caminhos perigosos.
Matterhorn foi a última grande montanha dos Alpes a ser escalada, em 1865. Hoje é geralmente escalada por uma de suas quatro arestas principais: de Hörnli (via Suíça), de Lion (via Itália), de Zmutt (via Suíça) e de Furggen.
Conheça mais desse destino aqui.