11ª edição do Encontro Internacional de Harmônica

No palco, consagrados nomes da harmônica no Brasil

O Encontro Internacional de Harmônica, que acontece anualmente em São Paulo, chega a sua 11ª edição no Sesc Pompeia, de 1º a 4 de março.

Este ano, o evento reúne virtuosos praticantes deste instrumento como Marcelo Naves, Omar Izar, Benê Chiréia, Marcelo Ricciardi, Steve Guyger, Pablo Brotzman, Sérgio Pessina, Vitor Lopes, Big Chico Big Band e Flávio Guimarães.

A programação especial que inclui shows, workshop, performances e até uma jam session tem entrada até R$ 16 nas três primeiras apresentações e entrada Catraca Livre na última delas.

Dia 1

Às 21h30

Marcelo Naves Blues Band e Omar Izar e Banda

Resgatando a sonoridade tradicional dos músicos de Chicago dos anos 1940 a 1960, com composições próprias e clássicos do blues, Marcelo Naves divulga repertório de seu primeiro CD solo intitulado “Minha gaita é meu patrão”. Na mesma noite, sobe ao palco Omar Izar, o mais antigo dos gaitistas brasileiros em atividade.

Confira apresentação de Omar Izar:

http://www.youtube.com/watch?v=lG7JXjVN8U8

Dia 2

Às 21h30

Benê Chiréia e Marcelo Ricciardi e Steve Guyger

Na segunda noite do Encontro, o público confere a apresentação dos integrantes da Troupe da Gaita, de Curitiba, Benê Chiréia (harmônica) e Marcelo Ricciardi (violão), com um repertório que passa por samba, choro, tango, bolero, jazz e blues.

Unindo quatro destaques da cena musical de Porto Alegre nos estilos blues, jazz e rock, Ale Ravanello Blues Combo interpreta clássicos dos grandes mestres da harmônica dos anos 50, contando com a participação de Andy Serrano.

O último da noite a se apresentar é o americano Steve Guyger. Considerado um dos principais nomes da gaita blues mundial,  seu som remete aos anos de ouro de Little Walter, Sonny Boy Williamson II e Big Walter Horton.

Confira apresentação do duo Benê Chiréia e Marcelo Ricciardi:

Dia 3

Pablo Brotzman & Sérgio Pessina, Vitor Lopes e Big Chico Big Band

Um dos principais harmonicistas da Argentina, Pablo Brotzman apresenta a harmônica no tango, no choro e no soul em duo com o violonista Sergio Pessina.

O gaitista Vitor Lopes mistura choros, valsas e maxixes com samba e gafieira acompanhado do grupo Chorando as Pitangas, formado por Milton Mori (bandolim), Ildo Silva (cavaquinho), Gian Correia (violão 7 cordas) e Roberta Valente (percussão).

Já a Big Chico Band, sobe ao palco para apresentar o projeto Big Chico & Funk Clube. Unindo a gaita ao soul e black music a banda interpreta clássicos de Tim Maia, James Brown, Marvin Gaye, Maceo Parker.

Confira apresentação de Big Chico Band:

Dia 4

Às 19h

Blues Jam com Flávio Guimarães e convidados

Para uma jam session de blues, o membro fundador da banda Blues Etílicos recebe convidados como Steve Guyger, Ivan Márcio, Little Will, Márcio Abdo e Alex Dupas. Os gaitistas serão acompanhados por Humberto Zigler (bateria), Marcos Klis (baixo) e Thiago Cerveira (guitarra).

Confira apresentação de Flávio Guimarães:

Por Redação