“Nova York anos 40” clicada por Andréas Feininger
Andreas Feininger aparece mencionado em qualquer obra de referência de fotografia, sempre apontado como precursor, pioneiro do moderno fotojornalismo, como um fotógrafo realmente grande, como um clássico da história da fotografia, uma lenda da fotografia. Ao ser entrevistado pela BBC em 1983, Peter Adam elencou Andreas Feininger entre os seis melhores fotógrafos do mundo, ao lado de Ansel Adams, Bill Brandt, Alfred Eisenstaedt, André Kertész e Jacques-Henri Lartigue.
Com essas palavras, Thomas Buchsteiner, fundador do Arquivo Andréas Feininger na Alemanha, introduz o leitor na gigantesca imagem de Andréas Feininger que o Museu Lasar Segall expõe pela primeira vez na América Latina. A mostra “Nova York anos 40” fica em cartaz até dia 26 de junho com entrada Catraca Livre.
Fotógrafo consagrado da revista Life, teve como recorte de sua obra as imagens da cidade de Nova York nos anos 1940 para esta mostra que chega no Brasil. Os amplos planos são reveladores do registro da grandeza da modernidade de uma megalópole como Nova York, com todos os contrastes que a constituem.