3º Encontro Internacional de Contato e Improvisação de SP

Acontece na Galeria Olido entre os dias 24 a 30 de janeiro o 3º Encontro Internacional de Contato e Improvisação de São Paulo, com entrada gratuita.

O encontro mantêm a concepção inicial, e contando, mais uma vez, com a participação de estudiosos e profissionais de diversos países que trazem ao Brasil diferentes modos de investigação em torno do Contato Improvisação, com o intuito de promover o intercâmbio cultural pela prática dessa dança contemporânea.

O encontro fomenta, ainda, a troca de informações técnicas e experiências artísticas entre as comunidades internacionais e brasileiras de dançarinos e interessados nessa expressão corporal.

Programação

Abertura

Dia 24 de janeiro, às 10h, a Sala do Paissandu sedia a abertura do Encontro com a participação de Ricardo Neves. Às 10h20 acontece “Demonstração” com Ono Sesnsei.

Mais tarde, às 18h30, “Jam de Contato Improvisação” apresenta um espetáculo com a Orquestra de Caboclos e outro sem estímulo sonoro. As apresentações acontecem nos dias 24, 25, 26 e 27 de janeiro, das 18h30 às 21h.

Oficinas

Obs: As atividades a seguir são voltada para profissionais de dança e de Contato Improvisação, com seleção por meio do envio de ficha de inscrição, minicurrículo e carta de intenção para o site ou pelo e-mail: eici2011@yahoo.com.br.

A articulação da atenção e o fazer do movimento

Com Nita Little

Dia 24, das 11h às 13h e das 14h30 às 17h30. Dias 25 e 26, das 10h30 às 13h e das 14h30 às 17h30

A oficina ensina algumas habilidades avançadas baseadas na incorporação de atenção e na capacidade de se mover entre os estados de consciência e os diferentes níveis de informação.

Nita treina nos bailarinos a capacidade de definir e redefinir os limites de seu autoconhecimento na confecção da dança. O objetivo é criar flexibilidade na escolha criativa e potencial.

Possibilidades de Interação
Com Ralf Jaroschinski

Dia 24, das 11h às 13h e das 14h30 às 17h30. Dias 25 e 26, das 10h30 às 13h e das 14h30 às 17h30

A oficina focaliza a busca dos impulsos internos dos movimentos por meio de sua expressão autêntica e da liberdade que se sente ao dançar usando o suporte do espaço.

Duetos, trios: contato além dos duetos
Com Ray Chung

Dia 24, das 11h às 13h e das 14h30 às 17h30. Dias 25 e 26, das 10h30 às 13h e das 14h30 às 17h30

Criação de Contato Improvisação em duo, trio e conjuntos maiores. Com foco no uso eficiente de conhecimentos técnicos, serão desenvolvidos mecanismos para permitir a alteraração do estado físico e dos níveis de toque e peso.

Dia 27

Oficina: Contato Improvisação que leva a morfologia
Com Diogo Granato

Dia 27, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30

Pela perspectiva da evolução ontogênica e filogênica da espécie humana, reconhecer quais são suas capacidades inexploradas é o objetivo desta oficina que mostra como o improviso e a consciência corporal podem, em certos aspectos, substituir as necessidades de um corpo que evoluiu para lidar com a imprevisibilidade da natureza.

Atividade para interessados em geral, além de profissionais da dança, de Contato Improvisação e iniciantes, com seleção por meio do envio de ficha de inscrição, minicurrículo e carta de intenção para o site ou pelo e-mail: eici2011@yahoo.com.br

Dia 28

Dia 28 de janeiro, das 10h às 13h, acontece a palestra “Empoderamento: Contato Improvisação e um possível paradigma da autonomia” com Hugo  Leonardo da Silva (autor do livro Poética da Oportunidade, Edufba Editora).

A palestra trata de questões como: É possível identificar no Contato Improvisação uma prática nucleadora de ideias que serve ao empoderamento do indivíduo e sua autonomia? Como? Em que contextos? Com que alcance?

Mais tarde, das 14h30 às 18h, acontece apresentações da MegaJam com a Orquestra de Caboclos.

Para encerrar a programação do dia acontece uma performance com professores e convidades das 20h às 21h30. A performance acontece nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. Para assistir, é necessário retirar ingresso uma hora antes na bilheteria da Galeria Olido.

Dias 29 e 30

Oficinas

OBS: As atividades a seguir são voltadas para interessados em geral, além de profissionais da dança, de Contato Improvisação e iniciantes, com seleção por meio do envio de ficha de inscrição, minicurrículo e carta de intenção para o site ou pelo e-mail: eici2011@yahoo.com.br

Contato Orgânico
Com Fernando Neder

Dias 29 e 30, das 11h às 13h

Ponte entre a Música Orgânica (M.O.) e o Contato Improvisação (C.I.), o Contato Orgânico se aprofunda a partir dos fundamentos comuns de ambas abordagens. Pode-se dizer que a M.O. é o correspondente, em música, ao C.I., no movimento. Nos dois sistemas, percebe-se a importância do silêncio, da escuta, como resgate dos sons e movimentos orgânicos, adormecidos no fundo do ser criativo.

Partitura/ Performance/ Como?/ O Quê? – Pesquisa Contato Autêntico
Com Guto Macedo

Dias 29 e 30, das 14h às 16h

Guto compartilha seus últimos procedimentos (partituras) para performances e o modo como segue na pesquisa de intensidades que abarcam as emoções, sensações, sentimentos, pensamentos através dos procedimentos do “contato autêntico”, e sua investigação em parceria com Soraya Jorge, introdutora do Movimento Autêntico no Brasil.

Contactviewpoints – Pontos de vista de contato
Com Fernanda Leite

Dias 29 e 30, das 16h às 18h

Nesta oficina se trabalha o Contato Improvisação (C.I.) agregando propostas de composição espontânea em grupo provenientes da técnica de “Viewpoints”. Com o C.I. se aguça a relação entre os corpos, exercícios para seguir os pontos de contato, as quedas, rolamentos e suportes.

Com o Viewpoints se trabalha a conexão espacial e temporal, explorando a visão periférica, a escuta, o espaço e as variações de dinâmicas de movimento do grupo. Com a conexão entre essas linguagens busca-se a acuidade sensorial para facilitar a criação, o jogo e a inspiração.