“40 Anos Depois” invade as telas do Cine Olido

Mostra contempla grandes obras do ano de 72

Por: Catraca Livre
divulgação
Clássico de Coppola é destaque da programação

Uma máfia italiana, um cabaret, ataques de um serial killer e dúvidas sobre sexo foram alguns dos temas escolhidos por grandes diretores como Francis Coppola, Alfred Hitchcock e Woody Allen para contemplar o cinema no ano de 1972.

E é para lembrar estas grandes obras, que marcam o circuito das artes até hoje, que o Cine Olido exibe a partir desta sexta, 24, a mostra “40 Anos Depois“, com filmes que comemoram quatro décadas de lançamento.

Por ser uma década chave para o cinema, a galeria fez uma seleção especial para os loucos pela Sétima Arte. “Como foi uma época bem servida de filmes, procuramos fazer um panorama não só dos que tiveram mais destaques, mas também daqueles que já foram esquecidos”, explica a programadora Liciane Mamede.

Mesmo que o  “O Poderoso Chefão” seja o mais lembrado pelos cinéfilos, Liciane aponta a animação “Planeta Fantástico”, como um dos destaques da programação. “A animação no cinema francês não é muito comum, por isso é um filme inovador”, diz.

Quem abre a mostra é o “O Poderoso Chefão”, seguido de “Cabaret”, “Amargo Pesadelo” e “O Efeito dos Raios Gama Sobre as Margaridas Douradas”. A programação conta ainda com “Frenesi”, do mestre do suspense Hitchcock, “Tudo Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar” de Woody Allen, “O Planeta Fantástico” e “Gritos e Sussurros”. Para fechar o ciclo, o polêmico “Último Tango em Paris”.

A mostra “40 anos depois” fica em cartaz até dia 1º de março, com sessões até R$ 1. Confira a programação completa aqui.

O Poderoso Chefão

Dia 24, às 15h30

O Poderoso Chefão (The Godfather, EUA, 1972, cor, 175′, dir.: Francis Ford Coppola)

Ao se recusar facilitar a entrada de drogas na cidade, o chefe de uma família italiana mafiosa e seus parentes são ameaçados para mudarem de posição. O clássico de Coppola conquistou, em 1973, o Oscar de Melhor Ator (Marlon Brando), Melhor Filme e Roteiro Adaptado.

Último Tango em Paris

Dia 1º, às 15h

Último Tango em Paris (Ultimo Tango a Parigi, França/ Itália, 1972, cor, 123′, Dir.: Bernardo Bertolucci)

Baseado em uma fantasia erótica de Bertolucci, o longa conta a história de amor entre Paul e Jeanne. Ao se encontrarem em um apartamento posto para aluguel, despertando o interesse de ambos, passam a ter relações sexuais no local, sem trocar nenhum tipo de informação pessoal, nem mesmo seus nomes.

Frenesi

Dia 28, às 15

Frenesi (Frenzy, Reino Unido, 1972, cor, 116′, dir.: Alfred Hitchcock)

O suspense de Hitchcock se passa em Londres, que está sendo aterrorizada por um Serial Killer que anda atacando as mulheres. A polícia agora está à procura do criminoso conhecido como “O Assassino da Gravata”. Todas as pistas levam a um homem que agora deve provar sua inocência.

http://www.youtube.com/watch?v=m_-UB2dpdmw