5ª Mostra Mundo Árabe

A 5ª Mostra Mundo Àrabe continua até o dia 29 em diferentes salas de São Paulo. Nesta quarta-feira, 15, o CCJ exibe “América”, às 19h30. O CCSP exibe hoje “Harragas”, às 16h logo em seguida “Capitão da Esperança”, às 18h. “América” será reapresentada às 20hs.

A Galeria Olido apresenta às 15h, “América” e, às 17h, “Duas Senhoras”.

De 15 a 29 de setembro acontece no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) a 5ª Mostra Mundo Àrabe que abordará temas como conflitos modernos, crônicas sociais, a mulher e os sentidos no Mundo Árabe contemporâneo. A entrada é Catraca Livre.

Distribuição de ingressos 1 hora antes da sessão, na recepção do CCJ.

América
Muna, mãe divorciada, deixa a Cisjordânia e parte com seu filho para Illinois: uma cidade nos confins dos EUA, onde vive sua irmã. Com um humor delicado, o filme traz o doce e o amargo vivido pelos imigrantes na busca por um novo lugar.

(Ameerika, EUA, 2009, 90 min). Dir.: Cherien Dabis. Com: Nisreen Faour, Melkar Muallem e Hiam Abbass.

Capitão da Esperança
Após encontrar um chapéu de piloto, Abu Raed – um velho faxineiro do aeroporto de Aman – resolve assumir, entre as crianças da vizinhança, o papel de capitão da aeronave. Suas estórias levam os pequenos a incríveis viagens imaginárias.

(Captain Abu Raed, Jordânia, 2008, 102 min). Dir.: Amin Matalqa. Com: Nadim Sawalha.

A Catástrofe
Depois de rigorosa pesquisa em arquivos ingleses, no período entre 1922 e 1948, o documentário revela momentos pouco explorados da história palestina analisados por estudiosos israelenses, palestinos e ingleses.

(Al Nakba, Catar, 2008, 200 min). Dir.: Rawan Damen.

Gaza we are coming
Em agosto de 2008, dois pequenos barcos gregos de pescaria furaram o bloqueio à região de Gaza, dando à “Flotilha da Liberdade”: movimento ativista em favor da população da pequena Faixa, castigada pela guerra e estrangulada pelo cerco militar ali imposto.

(Grécia, 2010, 49 min). Dir.: Yorgos Avgeropoulos e Giannis Karypidis.

A Chave da Casa
O filme acompanha as últimas 48 horas de um grupo de palestinos no campo de refugiados de Al-Rweished, na fronteira entre a Jordânia e o Iraque, antes de partir para o Brasil e retrata, nove meses depois, o início da adaptação no novo país.

(Brasil, 2009, 124 min). Dir.: Pachoal Samora e Stela Grisotti.