6 cidades universitárias para conhecer na Europa
A Europa é cheia de riquezas dos mais diversos tipos. Há cidades que agradam a quem gosta de história, natureza, modernidade, cultura e também há algumas com uma particularidade bem especial: as cidades universitárias. Geralmente, elas são pequenas e a agitação ocorre durante o período letivo, quando os estudantes enchem as ruas, lotam os bares, promovem festas e organizam eventos diversos.
Confira algumas cidades universitárias na Europa e planeje já sua próxima viagem!
1 – Coimbra (Portugal)
A Universidade de Coimbra é uma das mais renomadas de todo o continente europeu. Localizada entre Lisboa e a cidade do Porto, Coimbra é conhecida por ter uma tradição universitária muito forte: os alunos da Universidade mantêm os rituais, as tradições e os uniformes (no maior estilo Harry Potter) que passam de geração em geração e formam uma verdadeira comunidade integrada na pequena cidade. Coimbra fica à beira do rio Mondego e também tem como atrativo a arquitetura tipicamente portuguesa, restaurantes que servem excelentes pratos da culinária lusitana e belas paisagens.
2 – Cambridge (Inglaterra)
A cidade de Cambridge disputa acirradamente com a conceituada Oxford o posto de melhor cidade universitária da Inglaterra. No entanto, Cambridge ainda é a preferida de alguns estudantes que curtem sua noite animada, a calma de uma cidade pequena, a proximidade com a capital e as belezas arquitetônicas e naturais da região. O rio navegável é um atrativo especial para os viajantes que passam por ali.
3 – Salamanca (Espanha)
A badalada Salamanca é uma cidade universitária localizada no noroeste da Espanha, famosa por reunir estudantes dos quatro cantos do país, além de jovens do mundo todo. Quem passa por aqui se depara com algo que poucos fazem tão bem como os espanhóis: a gastronomia deliciosa, com vinhos de alta qualidade e festas que só acabam depois que o sol nasce.
4 – Heidelberg (Alemanha)
A bela Heidelberg é uma das cidades universitárias mais atrativas da Alemanha e reúne tanto os nativos do país quanto estudantes vindos de diversas partes do mundo. Além de oferecer educação de alto nível, a cidade também oferece aos seus estudantes belos castelos, a vista do rio e o charme de um centro histórico cheio de ruelas estreitas e charmosas, praças, bares e restaurantes. Para conhecer e viver a cidade basta ter uma bicicleta ou mesmo disposição para andar, já que seus principais pontos não se distanciam muito.
5 – Montpellier (França)
Na francesa Montpellier estima-se que uma em cada quatro pessoas é estudante. O que traz tantos alunos para a cidade no sul do país? Além de ensino de qualidade, as belas praias, o mar mediterrâneo e um clima agradável são alguns dos atrativos. A cidade também oferece excelentes opções culturais e históricas que são potencializadas pela presença de renomadas universidades francesas.
6 – Bolonha (Itália)
Bolonha possui uma das universidades mais bem ranqueadas de toda a Europa, assim como uma das mais antigas do mundo –a Universidade de Bolonha foi fundada em 1088! Tudo isso, combinado com a beleza arquitetônica do local, a riqueza histórica e os incentivos para que a cidade se mantenha em constante atividade faz com que este seja um destino muito procurado por estudantes de todas as partes do mundo. A consequência disso é a animação trazida pelo público jovem, e a sensação de acolhimento e conforto.
Pensando em conhecer alguma destas cidades? Então acesse nosso site e veja como a MaxMilhas pode ajudar você a chegar lá!