A abstração de Eduardo Sued, no Maria Antônia

Obras de Eduardo Sued ficarão expostas no Centro Universitário Maria Antônia. A mostra, com entrada Catraca Livre, fica em cartaz até o dia 10 de outubro e traz imagens abstratas do artista.

O espaço traz ainda uma exposição fotográfica de Bob Wolfenson. As imagens dialogam com temas policias

Sued

Leia um trecho do comentário do curador da mostra, Paulo Sérgio Duarte

Essa exposição é um resumo do trabalho recente de Eduardo Sued com obras que se estendem de 1998 a 2010, a maior parte inédita.

Se a força da pintura contemporânea – aquilo que poderíamos chamar de específico pictórico – se expande e se dispersa em meios inusitados, às vezes muito distantes da tela esticada sobre o chassi, aqui ela se concentra na ação da tinta e do pincel e nem por isso abandona o desafio de buscar outros suportes. Mesmo nos desenhos, onde predominam o carvão e a colagem, assiste-se à presença do pintor.

E não é para menos; há mais de sessenta anos, Eduardo Sued, ao abandonar a Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, hoje, UFRJ, havia tomado a decisão: ia ser pintor. Essa escolha é reforçada com a estada em Paris, de 1951 a 53, no contato com as obras geniais de grandes mestres, em particular com a de Picasso.  Leia o material completo aqui

Por Redação