A alma revelada por Steve McCurry termina dia 29

por Steve McCurry
Famosa foto da menina Afegã clicada por McCurry

Em cartaz até dia 29 de janeiro de 2012, a exposição “Steve McCurry – alma revelada” traz cerca de 100 imagens que passam pelos muitos lugares e muitas cores vivas presentes no trabalho do fotógrafo americano, trazendo também as guerras, o atentado de 11 de setembro e seu último rolo Kodachrome.

Reconhecido universalmente como um dos maiores criadores de imagens da atualidade, o autor da famosa foto da menina Afegã e membro da Magnum Photos desde 1986 conquistou vários entre os mais importantes prêmios da fotografia. McCurry, de acordo com a tradição mais refinada dos documentaristas, captura a essência das lutas e das alegrias humanas.

A exposição reúne alguns dos mais marcantes e reconhecidos grupos de imagens de países como a Índia, Paquistão e Nigéria. Há décadas McCurry percorre lugares incomuns, trazendo consigo imagens cuja solidez narrativa alimenta fantasias, mistérios e deslumbramentos acerca do desconhecido – o “outro” que conhecemos através de jornais, filmes e revistas.

O destaque, então, se dá pela inclusão de seis fotografias feitas em 11 de Setembro de 2001, em Nova York. A diferença entre a destruição das torres gêmeas e os inúmeros conflitos registrados, por exemplo, no Kuwait, é que o ataque em solo americano foi transmitido em tempo real para todo o planeta. Por isso, independentemente de afinidades ideológicas, entende-se essa tragédia de outra maneira: conhece-se o seu tempo e o choque que provocou.

A mostra está em cartaz no Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Galeria Babel.

Dust Storm, Rajasthan, Índia, 1983
 Monks Praying at Golden Rock, Kyaikto, 1994
Créditos: Steve McCurry
Monks Praying at Golden Rock, Kyaikto, 1994
 11 de setembro, New York, USA, 2001
Créditos: Steve McCurry
11 de setembro, New York, USA, 2001