“A Comédia da Esposa Muda” no Teatro Commune

Dias 07, 08, 10 e 11 de dezembro, às 21h, Teatro Commune apresenta gratuitamente espetáculo de Commédia dell’arte. “A Comédia da Esposa Muda” é o resultado das oficinas ministradas pelo projeto Teatro Cidadão, do Ponto de Cultura da Commune . Durantes seis meses, foram realizadas oficinas de interpretação, iluminação e produção cultural.

Após muita pesquisa, passando pelos mais diversos autores tais como Shakespeare, Molière e Suassuna , Michelle Gabriel, diretora do espetáculo apresentado, selecionou este canovaccio datado de 1645, de autoria desconhecida. Um texto extremamente simples, de fácil entendimento, que conta com apenas 04 personagens. Era necessário, porém, fazer uma adaptação e criar mais seis personagens, para dar a todos os alunos terem a oportunidade de vivenciarem a evolução criativa de dar vida a uma personagem.

“Como estava trabalhando todas as personagens da Commedia Dell ‘ Arte, Arlecchino, Pantalone, Francheschina, Capitano, Enamorados, Briguela, pensei em extrair o núcleo central do conflito e fazer com que outros personagens visitassem essa trama de forma lúdica e engraçada, interagindo não só com as personagens centrais, como também com a platéia”, diz Michelle Gabriel.

Sinopse

“A Comedia da Esposa Muda” conta a historia de Pantalone, um senhor que, embora casado com uma bela mulher, anda angustiado por nunca ter ouvido algumas palavrinhas de amor de sua esposa, pois a moça é completamente muda. Eis que surgem um “médico” e um assistente muito maluco que tem um plano, ou melhor, uma forma de fazê-la falar: uma delicada cirurgia.

Carinhos ao marido ou verdades doloridas sairão da boca da esposa? Para desespero do marido, a esposa colocará para fora toda sua “demanda reprimida”. Esse é o mote da história que ainda prepara várias surpresas ao espectador.