“A cruel beleza de Yasuzo Masumura” no CCSP
Cineasta é considerado grande precursor da Japanese New Wave
O Centro Cultural São Paulo (CCSP) traz, em parceria com a Fundação Japão, um panorama do cineasta japonês Yasuzo Masumura. Com exibição de 18 filmes em 35 mm, “A Cruel Beleza de Yasuzo Masumura” vai de 17 a 28 de setembro, com entrada a R$ 1. A classificação indicativa é para maiores de 16 anos.
Masumura dirigiu 57 filmes ao longo de sua carreira e é influência de nomes como Steven Spielberg, Mike Nichols e Quentin Tarantino. O diretor também trabalhou como roteirista de novelas e foi precursor da chamada “Japanese New Wave”.
Seu estilo é focado no exagero da estética e temas, retratando as ideias e paixões humanas de forma icônica. Já foi chamado de o Douglas Sirk japonês, com obras como “O Precipício” e “Gigantes e Brinquedos”, ambos presentes na mostra.
- Saskia lança álbum de estreia em show gratuito no CCSP
- Marina Melo lança segundo álbum em show gratuito no CCSP
- CCSP exibe mostra de cinema francês com ingressos a R$ 2
- Mostra sobre Cinema de Animação entra em cartaz no Cinusp
Confira a programação completa no site do CCSP e abaixo, três destaques do diretor:
Confissões de uma esposa
Dia 17/9 – às 20h
Dia 20/9 – às 16h
Confissões de uma esposa (Tsuma wa kokuhaku suru, Japão, 1961, 91min).
Três alpininstas escalam o lado Norte do Monte Hodaka. Durante a subida, Ayako corta a corda para salvar a vida de Kouda, que é seu amante, matando o seu marido Takigawa. No julgamento, seu passado envolto de mistérios é gradualmente revelado.
http://www.youtube.com/watch?v=UxbDjojqvoc
Gigantes e Briquedos
Dia 21/9 – às 18h
Gigantes e brinquedos (Kyojin to Gangu, Japão, 1958, 96min).
Um chefe do departamento de propagandas de uma grande empresa de doces e seu subordinado buscam uma nova estratégia de venda de seus produtos. Uma obra prima que retrata o grande crescimento econômico japonês da década de 1960.
http://www.youtube.com/watch?v=tioJLZXnYSo
O Precipício
Dia 21/9 – às 20h
O precipício (Hyouhenki, Japão, 1958, 97min).
Kyota Uozu e Otohiko Kosaka lutando contra a nevasca na parede Norte do Monte Hodaka, mas a corda arrebenta e Kosaka despenca. A morte de Kosaka é suicídio ou homicídio?
http://www.youtube.com/watch?v=or3Fc05U3yE